TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLUIÇÃO PLÁSTICA NO MEIO AMBIENTE

Por:   •  4/11/2019  •  Artigo  •  5.516 Palavras (23 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 23

POLUIÇÃO PLÁSTICA NO MEIO AMBIENTE

A percepção que o ser humano tem da natureza se diversificou ao longo da história. O desenvolvimento de habilidades e do intelecto, junto com os desafios enfrentados na luta pela sobrevivência evidenciou a necessidade do homem de intervir no meio para não só sobreviver a ele, mas também dominá-lo o quanto conseguir. Assim, o homem se pôs a explorar a natureza em prol da sua própria evolução, e no andar da história, enxergou-a não só como viva, mas também como infinita.

A linha que separa exploração de degradação foi ficando cada vez mais tênue, e a realidade enfrentada séculos depois é emergencial. O crescimento do homem no meio ambiente veio com a sua interferência direta sobre ele. Gerar novas tecnologias e matérias, por mais que traga incontáveis benefícios para a experiência de vida do homem, e seja até mesmo essencial muitas vezes, também é sinônimo da geração de resíduos, já que o ser humano não só extrai da natureza, mas também devolve a ela os frutos de seus inventos.

O presente artigo tem como objetivo elucidar como o impacto ambiental da utilização do plástico afeta negativamente o equilíbrio da natureza, focando na produção, comercialização, consumo e descarte dessa matéria que foi uma descoberta que trouxe inúmeras melhorias para diversas áreas do desenvolvimento humano, mas ao mesmo tempo que figura como uma vitória da ciência, carrega o peso de ser um grande poluente.

A CULTURA DESCARTÁVEL

Por definição literal, segundo traz o dicionário Michaelis (2019) a palavra plástico se refere a algo maleável, flexível, uma matéria sintética passível de ser modelada. Na natureza é possível encontrar matérias com essas propriedades, mas a sua criação artificial, cujo uso rotineiro pelos seres humanos foi apreciado, entre outros, pela praticidade de seu manejo e descarte, teve início em 1839, quando os primeiros passos foram dados pelo americano Charles Goodyear, como traz uma pesquisa realizada pela revista mundo estranho:

Em 1839, o americano Charles Goodyear (1800-1860) criou o processo de vulcanização da borracha, que transformava o material natural em um produto mais resistente às mudanças de temperatura. Décadas depois, em 1870, o americano John Wesley Hyatt (1837-1920) produziu celulóide a partir da celulose das plantas. O material era usado, por exemplo, para substituir o marfim na produção de bolas de bilhar. (MUNDO ESTRANHO, 2011, p.01)

        Os primeiros passos na produção de plástico foram dados utilizando-se elementos da natureza para que se constituísse uma matéria que tivesse mais resistência, e ainda, tivesse seus benefícios aprimorados. Mas a criação do primeiro plástico sintético e que possibilitaria a disseminação comercial e utilização em escala maior foi anos depois, como continua o texto da publicação:

Mas a verdadeira revolução viria em 1907, quando o químico belga, naturalizado americano, Leo Baekeland (1863-1944) criou o primeiro plástico totalmente sintético e comercialmente viável, o Bakelite. Começava a era dos plásticos modernos, feitos à base de petróleo, carvão e gás natural. A chave desse novo processo foi a polimerização, que consiste em juntar, a partir de diversas reações químicas, várias moléculas menores em uma grande, que não se quebra facilmente e dá ao material maior durabilidade. (MUNDO ESTRANHO, 2011, p.01)

        A partir da evolução no processo de manipulação dos elementos formadores do plástico, foi possível a criação de diversos outros tipos de polímeros em anos seguintes, sendo alguns deles o silicone, poliéster, náilon e PVC. A diversificação e acessibilidade de custos disseminou cada vez mais o plástico na rotina da humanidade, que aderiu a sua utilização em praticamente todos os setores da vida, utilizando-o de forma desenfreada cada vez mais.

        Em entrevista concedida ao site do Instituto Humanitas Unisinos, IHU online, a oceanógrafa e mestra em química Mônica Costa explicou o processo de degradação do plástico após o seu descarte, fator que também está por traz do conflito ambiental de lidar com essa matéria, e figura como uma das maiores desvantagens de ter o plástico agregado à rotina das pessoas:

O plástico não se degrada facilmente; ele sofre alguns tipos de degradação como, por exemplo, a fotodegradação, que é a exposição à luz, e a degradação física, que é a fragmentação. No entanto, ele não faz a biodegradação, como fazem os materiais orgânicos, que retornam ao estado de CO2 e água. (COSTA, 2018, p.01)

E continuou o raciocínio ao mencionar o aumento na utilização do plástico em massa com uma visão social de que o padrão de consumo sofreu mudanças, e evidenciou as vantagens que a invenção do plástico proporcionou, espalhando-o ao redor do globo:

Essa mudança de hábitos que ocorreu depois da Segunda Guerra levou a uma mudança do padrão de consumo, a qual foi direcionada para avanços tecnológicos, e, possivelmente, o maior avanço foi a manipulação do plástico: inventamos o plástico, dando a ele praticamente a forma e a utilização que quiséssemos. Essa mudança do padrão de consumo fez com que o plástico se tornasse extremamente desejável, barato, viável, interessante, fortemente ligado à alimentação, à saúde, à prática de esportes, às tecnologias espaciais e às tecnologias que permitiram explorar o fundo do oceano. Tudo isso se tornou dependente de plástico. (COSTA, 2018, p.01)

        A evolução, em tantas áreas, que acompanhou a criação dessa matéria que se tornou objeto de discussão pelos efeitos negativos, transparece a necessidade de se discutir a fundo não só o processo de utilização, mas especialmente o descarte e como é a forma menos danosa de se lidar com os resíduos gerados.

A WWF-Brasil, uma ONG constituída com o objetivo de trabalhar pela preservação ambiental, demonstrou através de um quadro o panorama de como foi o crescimento da utilização de plástico pela humanidade desde os anos 50 até a atualidade, também prevendo o aumento proporcional para os anos à frente caso a situação permaneça a mesma, conforme a figura 1:

[pic 1]

Figura 1: crescimento mundial da produção de plástico.

Fonte: www.wwf.org.br 1

Desde o custo mais acessível até a facilidade de manipulação, a utilização de plástico tomou lugar em larga escala, sendo cada vez mais inserido na rotina da sociedade que se aliou não só à praticidade que trouxe como a facilidade de poder simplesmente se desfazer deste, que se mostrou cada vez mais essencial no mundo, seja em um setor mais óbvio, como o de embalagens, até onde não o percebemos à primeira vista muito embora usemos todos os dias, como alguns tipos de tecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (470.9 Kb)   docx (602.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com