TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS PONTOS DA LEI DE BIOSSEGURANÇA

Por:   •  11/4/2022  •  Dissertação  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

DENIS PINHEIRO DA SILVA

RESUMO DOS PRINCIPAIS TÓPICOS DA LEI DE

BIOSSEGURANÇA – LEI Nº 11.105/2005

INTRODUÇÃO

Na parte final do século XX, surgiu no Brasil a preocupação com a “Biossegurança”, e, dessa forma, visando estabelecer as normas tecnicas necessárias para manejo adequado de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), surgiu a primeira lei específica para tratar do tema, a Lei Brasileira de Biossegurança, Lei nº 8974/95, posteriormente revogada pela Lei nº 11.105/05, que trata desse mesmo tema, estabelecendo normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam os organismos geneticamente modificados e seus derivados, além de criar o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) e reestruturar a CTNBio, dispondo também sobre a Política Nacional de Biossegurança (PNB) e da utilização de células-tronco para fins de pesquisa e terapia.

Dentre os principais tópicos da lei supramencionada, tem-se ao criação do Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), que é um órgão de assessoramento imediato do Poder Executivo Federal, para formulação e implementação da Política Nacional de Biossegurança, sendo de sua competência a fixação dos princípios e diretrizes inerentes à ação administrativa de orgãos e entidades federais que possuam competência sobre a matéria, bem como a análise, a pedido da CTNBio, os pedidos de liberação de uso de organismos geneticamente modificados e seus derivados de forma comercial.

Outro ponto importante se refere à obrigatoriedade de criação de uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), para todas a s instituições que utilizarem técnicas e metódos de engenharia genética oupesquisas com organismos geneticamente modificados e seus derivados, consoante Art. 17 da lei nº 11.105/05. Essa comissão interna será incumbida de manter os trabalhadores e demais membros da coletividade informados sobre as questões envolvendo a saúde e segurança, além de promover programas preventivos e de inspeção, bem como o registro de cada uma das atividades que envolvam organismos geneticamente modificados e seus derivados e, na ocorrência de algum acidente, promover a investigação e apurar os possíveis danos envolvendo estes organismos.

Além disso, houve a instituição do sistema de Informações em Biossegurança (SIB), destinado à gestão das informações decorrentes das atividades de análise,

autorização, registro, monitoramento e acompanhamento das atividades que envolvam OGM e seus derivados, conforme previsão do art. 19 da lei 11.105/05.

Ademais, a Lei de Biossegurança prevê penalidades às infrações aos dispositivos da lei, que como advertência, apreensão dos organismos geneticamente modificados, suspensão de licença ou registro, bem como multa proporcional à gravidade da infração.

COMENTÁRIOS À LEI

A Lei de Biossegurança surgiu em meio a um cenário de intensos debates, até então, a lei anterior que tratava do tema conflituava com a Lei do Meio Ambiente, gerando instabilidade jurídica e desestimulando a pesquisa e desenvolvimento da biotecnologia. O conhecimento geral sobre alimentos transgênicos e a biotecnologia à época eram rasos, e a reação a isso era de medo e oposição, levando à interrupção das cultivos de soja transgênica em solo brasileiro, o que culminou com plantios sendo realizados à margem da lei. Assim, somente com a Lei 11.105/05, harmonizou-se o ambiente institucional, sendo atualmente reconhecida e âmbito internacional como uma das mais rigorosas e completas do mundo, o que inegavelmente é de suma importância, dado que o Brasil, com sua imensa biodiversidade e a sociedade como um todo carecem de mecansmos legais que visem proteger sua integridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com