TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL E MAIORIDADE PENAL

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL E MAIORIDADE PENAL

Considerando que a criança e o adolescente ainda estão em fase de desenvolvimento de sua personalidade, bem como de socialização, tem-se a necessidade de lhes garantir direitos fundamentais para assim compor um adulto com dignidade, o qual exerça sem restrições sua cidadania e qualificação para o mercado de trabalho. Pensando nisso, tem-se a Doutrina da Proteção Integral em que trata-se do conjunto de mecanismos jurídicos voltados à tutela da criança e adolescente, ou melhor, como mencionado no artigo de Lorrrane Queiroz, “instaura crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e garantias fundamentais, considerando-os indivíduos em condição peculiar de desenvolvimento, com status de absoluta prioridade”.

A doutrina da Proteção Integral encontra-se expressa na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 227, alterado pela Emenda Constitucional nº 65/2010, que estabelece que “é dever da família, sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. Além de nossa Carta Magna, também pode-se encontrar presente a doutrina da Proteção Integral em alguns dispositivos do Estatuto da Criança e Adolescente, tais como o art. 4º que declara a responsabilidade solidária entre o Estado, a Família e a Sociedade em resguardar os direitos da criança e adolescente com “absoluta prioridade”.

Por fim, em relação a maioridade penal, acredita-se que sua redução não seria a verdadeira solução dos problemas. Acontece que o Estatuto da Criança e Adolescente tem por objetivo proteger a criança e adolescente, reinserindo-os na sociedade e no ambiente familiar, e não puni-lo. Para isso, cria-se um conjunto de garantias que se fossem devidamente atendidas pelo Estado, Família e Sociedade, diminuiria o número de atos infracionais cometidos por tais menores. É difícil cobrar a boa conduta de um menor que muitas vezes é vítima de uma sociedade de consumo, desumana e muitas vezes cruel. Acontece que antes de colocar a culpa nos menores, existe uma obrigação antecedente do Estado e da família de garantir ao menor uma série de benefícios que influenciarão na educação e formação de seus princípios, e que poderiam evitar tais atitudes ilícitas.

Outro aspecto a ser levantado a respeito da maioridade penal, é que sua redução só mudaria o problema e não o solucionaria. Acontece, por exemplo, que o menor de 16, 17 anos antes usado pelos traficantes como “mula”, agora será substituído por outros de 14, 15 anos, permanecendo o mesmo problema. Isso só aumentaria a população carcerária, criando mais despesas para o Estado. Acarretaria ainda outro problema, tais adolescentes se mantidos presos em contato com outros adultos, iriam entrar mais cedo para a “escola do crime”, influenciando negativamente em seu processo de formação.

Além dos aspectos sociais, tem-se que levar em consideração também o aspecto legal. Muitos doutrinadores defendem que a maioridade penal é uma garantia fundamental, portanto cláusula pétrea previsto no art. artigo 60, § 4º, inciso IV concorrente com artigo 5º, § 2º da CF/88, ou seja, não passível de alteração em nosso ordenamento jurídico atual, disposto no art. 228 da Constituição Federal: “São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com