TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA PARA INFORMATIZAÇÃO DE UMA EMPRESA OU SETOR

Por:   •  30/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

São Luís - MA, 07 de novembro de 2016

CAD PM 19/16 – Franklin da Cruz BRAGA

CAD PM 20/16 – Glaubbe Itallo de SOUSA Silva

CAD PM 21/16 – Brenno Augusto Montel CASTRO

CAD PM 25/16 – Maxwell Rodrigo Oliveira CHAVES

CAD PM 27/16 – Danilo MATOS Costa

PROJETO DE PESQUISA PARA INFORMATIZAÇÃO DE UMA EMPRESA OU SETOR

São Luís - MA

2016

CAD PM 19/16 – Franklin da Cruz BRAGA

CAD PM 20/16 – Glaubbe Itallo de SOUSA Silva

CAD PM 21/16 – Brenno Augusto Montel CASTRO

CAD PM 25/16 – Maxwell Rodrigo Oliveira CHAVES

CAD PM 27/16 – Danilo MATOS Costa

PROJETO DE PESQUISA PARA INFORMATIZAÇÃO DE UMA EMPRESA OU SETOR

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de introdução a informática do Curso de Formação de Oficiais – PMMA da Universidade Estadual do Maranhão para obtenção parcial da terceira nota de desempenho de introdução a informática.

São Luís - MA

2016

  1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

  1. TEMA

Aprimorar a confecção dos livros, ou seja, relatórios diários da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias. Para tanto se avalia a elaboração de um Gerenciador Eletrônico de Livros Internos – GELI a fim de reduzir o tempo e facilitar a confecção dos livros internos da APMGD.

  1. PROBLEMA

A atividade policial-militar só é possível por meio do emprego de pessoal, nesse sentido se torna de extrema importância o gerenciamento desse pessoal de forma eficaz a fim de ter sempre, de fácil acesso, o relatório de todo efetivo assim como suas localizações e seu estado de prontidão.

Esse gerenciamento é extremamente complexo e trabalhoso principalmente em um universo de aproximadamente 150 policiais. Em efeito, o grande contingente da Academia de Policia Militar Gonçalves Dias necessita muito esforço e empenho no seu controle, a demais, por ser uma instituição de ensino, esse controle deve ser feito de forma ainda mais rigorosa e precisa, pois, o conhecimento da locação e do estado de prontidão dos Cadetes é essencial para a formação do futuro oficial da Policia Militar.

Sendo esse controle extremamente importante, de igual importância são os relatórios diários que devem ser confeccionados pelos policiais em cada uma de suas funções de comando tais como: Cadete de dia (responsável pelo controle de força e disciplina da APMGD), Comandante da Guarda (responsável pelo controle da guarda do aquartelamento), Cassineiro (responsável pela ordem e material carga do rancho e diretório acadêmico), entre outros.

Atualmente a academia, orientada pelo RDE (Regulamento Disciplinar do Exército) e NGA (Normas Gerais de Ação) determina a confecção dos seguintes livros, conforme NGA da APMGD :

  • Livro de Partes Diárias do Cadete de Dia, responsabilidade do Cadete de Dia, deve ser entregue todos os dias as 09h00 ao comando do Corpo de Alunos (CA).
  • Livro de Partes Diárias do Comandante da Guarda, responsabilidade do Comandante da Guarda, deve ser entregue, a toda passagem de serviço, ao seu substituto legal.
  • Livro de Partes Diárias do Cassineiro, responsabilidade dos Cassineiros do rancho e do Diretório Acadêmico Major Siqueira, deve ser entregue, a toda passagem de serviço, ao seu substituto legal.

Levando em consideração a complexidade destes livros, se torna importante a simplificação e modernização dos referidos relatórios a fim de garantir uma elaboração mais eficaz e segura. Nesse aspecto a utilização da informatização pode ser de grande ajuda uma vez que, se bem elaborada, permite um ganho de produtividade e qualidade dos documentos.

  1. HIPÓTESE

Na tentativa de facilitar a elaboração desses relatórios se propõem a criação de um aplicativo que possa ser utilizado em tablete ou smartphone a fim de proporcionar a elaboração mais funcional dos relatórios uma vez que esses seriam confeccionados durante todo o dia simplesmente acessando o aplicativo.

  1. OBJETIVOS

        Automatizar e integrar as informações e alterações repassadas aos cadetes escalados em funções de comando

1.4.1 – Objetivo Geral

        Criação de um livro de registro diário completo e dinâmico, no intuito de reduzir o tempo perdido com lançamentos manuais.

1.4.2 – Objetivos Específicos

  • Controlar a frequência dos policiais nos horários que se fizerem necessários;
  • Coordenar as missões, em missões a fazer e em missões realizadas;
  • Criação dos Livros de registros diários
  • Lembretes de missões importantes
  • Cadastro de alterações individuais dos cadetes com registro de horário e motivos específicos
  • Criação de relatórios personalizados para impressão e com exportação nos formatos docx, pdf e jpeg.

1.5 – Justificativa

        A instauração dessa pesquisa bem como a criação de fato do aplicativo proposto facilitaria em muito a vida e o dia-a-dia dos policiais que estivessem encarregados das respectivas funções de comando e coordenação na Academia de Polícia de Polícia Militar, atributos esses que demandam muita atenção e organização, fatores que muitas vezes são deixados de lado por falta de tempo, ou que são feitos em condições estressantes, comprometendo assim a qualidade dos serviços. Sendo assim é extremamente viável e necessária a devida efetividade desse sistema, pois, além de abranger todos os pontos citados acima, colaboraria com incentivo à pesquisa, demonstrando assim que a UEMA também influência positivamente no cotidiano da APMGD, de forma a reafirmar a parceira academia/universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com