TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA EAD

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA EAD  

POLO: FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – Unidade 1

Alessandra Gryszczenko Censi Monteiro – RA: 6025484469

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM  GESTÃO FINANCEIRA EAD

DISCIPLINAS: MATEMÁTICA FINANCEIRA; CONTABILIDADE; ANÁLISE DE CUSTOS; ECONOMIA; ESTATÍSTICA APLICADA.

TUTOR (A) A DISTÂNCIA: ANA PATRICIA BARBOSA

Joinville

2018


Alessandra Gryszczenko Censi Monteiro – RA: 6025484469

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (PROINTER III)

Relatório Fin

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar III. Nas Disciplinas de Contabilidade, Matemática Financeira, Análise de Custos, Economia e Estatística Aplicada.

Tutora a Distância: Ana Patricia Barbosa

Joinville

2018

RESUMO

Petróleo brasileiro s.aé uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o governo do brasil (união), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista.[6] com sede no rio de janeiro, opera atualmente em 25 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleogás natural e seus derivados. O seu lema atual é "uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental". É a 28ª maior empresa do mundo por receita. É a empresa mais importante para a economia governamental.

Palavras Chave: Petrobras, Governo, Economia, Receita, Petróleo, Energia, Brasil.

Sumário[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        4

2 REFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1 importância da gestão financeira dentro da empresa escolhida        5

2.2 Caracterização da empresa e do setor econômico        5

2.3 Apresentação da situação econômica atual        6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

4 REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido em base á motivada importância da Petrobras no cenário econômico nacional, na qual é a maior distribuidora de combustíveis no Brasil, e, ainda constitui uma empresa estatal de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo brasileiro (União).

Em pesquisa explorou-se sobre seus serviços, produtos e atividades sancionadas em sua instituição, abrangendo as pertinentes áreas financeiras.

Visou-se o objetivo de escolher uma empresa na qual sua situação econômica fosse de cunho tão importante para que se busque entender a sua contribuição em conjunto com as disciplinas desse semestre.  Portanto, foi necessário para poder-se viabilizar o conhecimento através de um ponto de vista financeiro, e assim poderem-se elaboradas formas de administrar fontes ao entender sobre o ramo de investimentos, utilizar-se de informações coletadas de autores, e também das disciplinas norteadoras estudadas: Contabilidade, Matemática Financeira, Análise de Custos, Economia e Estatística Aplicada.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 importância da gestão financeira dentro da empresa escolhida

A empresa estudada é a Petrobras, conhecida como a maior petrolífera do Brasil e uma das maiores do mundo. Foi fundada em 1953, no governo de Getúlio Vargas, evento que marcou a década de 50.

O nome da conhecida Petrobras é, na verdade, Petróleo Brasileiro S.A.. Com sede no Rio de Janeiro e, atualmente, presente em diversos países, é uma empresa de capital aberto e com o governo como principal acionista. Trabalha, essencialmente, na exploração, na produção e na comercialização de petróleo, bem como na distribuição de derivados. Conforme a própria empresa diz:

 “Somos uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia. Estamos presentes nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.” [1]

Ou seja, a empresa é a maior de todas que atuam no segmento nacional, desta forma, é inevitável que qualquer ação que a empresa execute com relação a preços de combustíveis ou gás, venha afetar economicamente a vida de milhões de brasileiros.

Portanto, se a empresa estiver gerando lucro afetará sinonimamente ao governo. Já que conforme as matérias estudadas no semestre, a melhor forma de garantir a receita de país é estudando e buscando novas formas de utilizar os recursos baseadas em variações qualitativas e quantitativas. Ou seja, a gestão financeira cuida e modifica a todo o momento através de métodos, as finanças de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (454.2 Kb)   docx (630.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com