TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA FORENSE

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que são funções mentais superiores?

Parafraseando ao funções mentais superiores, insta asseverar que seriam a percepção sensação, atenção, memória, linguagem e pensamento que juntas formam a realidade psíquica do indivíduo, ressaltando-se que a percepção e sensação são a base de todas as outras funções mentais.

Lembrando, ainda, que cada pessoa constrói sua própria realidade consoante os fatos e informações recepcionadas pelo cérebro de cada um; assim sendo, é através destas funções que cada ser desenvolvem visões de si mesmo.

  1. Qual o papel das sensação e percepção ao mundo interior? E quais são as principais características das sensações? Quais os fatores que afetam a percepção?

O papel da sensação e percepção não identificam a exteriorização do mundo como realmente ele é, e sim como as transformações, efetuadas pelos nossos órgãos dos sentidos nos permitem reconhecê-lo.

Neste ínterim, assevera-se que a sensação e a percepção atuam na atividade de acionar o mundo objetivo ao mundo interno, acarretando o mundo físico para o mundo mental, colocando em contato intrapsíquico e direto, com o que pudemos abranger de tudo que nos cerca e não possuímos contato direto.

A sensação é a aptidão de reunir aspectos físicos e químicos que nos cinge, representando, estes, como acometimentos nervosos capazes de serem compreendidos pelos neurônios, em suma é a recepção de estímulos externos captados por algum dos nossos cinco sentidos.

De outro tanto, o procedimento de percepção inicia-se com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas.

Conforme supracitado, este processo acaba fazendo com que consigamos alguns dados em desfavor de outros, são vários os fatores que influenciam no que tange a atenção e que se encontram em duas categorias, são elas: os fatores externos e a os internos.

Por fim, os fatores externos que possui maior relevância são o contraste, a intensidade, o movimento e a incongruência, já os fatores internos que são a motivação e a experiência anterior.

        

  1. O que são ilusões perceptivas?

Ilusões perceptivas ocorrem quando uma pessoa que percepciona atribui aos estímulos significações não condizentes com a realizadade, sendo discrepante entre o real e a percepção do mesmo.

Isso pode acontecer tanto por causa do estado emocional como por componentes culturais, informações estas verificadas em inúmeras pesquisas.

4. Quando que a emoção é ativada?

A emoção é ativada entre a amígdala e o hipotálamo fazendo conexões entre os dois órgãos ao receberem informações das funções mentais superiors, seja de lembranças ou estímulo externo.

5 O que é memória? Como podemos desenvolvê-la?

Quanto a memória sua origem vem do latim e significa a faculdade de adquirir idéias, são expressões, imagens e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências.

A memória é uma faculdade cognitiva, a faculdade de reproduzir conteúdos inconscientes. É dividida em memoriza ultra-rápida, de curto prazo, de longo prazo, operacional, declarativa e não declarativa.

É possível desenvolver a memória com nutrição, medicamentos e algumas técnicas mentais, como por exemplo, associar fatos e imagens, prestar atenção, relaxar, visualizar imagens, dormindo e ingerir bastante agua.

6. O que são falsas lembranças?

Falsa lembranças são informações armazenadas na memória sem que sejam verdadeiras, embora sejam recordadas como se tivessem sido efetivamente vivenciadas pelo sujeito.

Exemplo classico são as memórias anteriores aos 3 anos de idade e Fantasias.

7. Linguagem e pensamento estão associadas? Como e porque elas se comunicam?

Linguagem e pensamento estão sim associadas, são funções mentais superiores diretamente associadas, uma proporciona recurso a outra. É por meio da linguagem que podemos transferir pensamentos a outros, vejamos parte do que o nobre Lev Semenovich Vygotsky dispõe acerca do assunto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (301.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com