TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA JURÍDICA - DOCUMENTÁRIO JUSTIÇA

Por:   •  4/6/2018  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

DOCUMENTÁRIO: JUSTIÇA

No documentário Justiça, podemos observar claramente uma critica a realidade social do nosso pais e o cotidiano do seus réus. Podemos observar que a maioria dos réus não eram primários ou já possuíam algum tipo de antecedentes na sua adolescência. Através do documentário é possível acompanhar uma realidade desconhecida as vezes por muitos brasileiros, vendo exatamente uma realidade por trás da criminalidade. O documentário mostra vários casos, e em especifico o de Alan e Carlos Eduardo, onde podemos visualizar vários elementos da psicologia.

No caso de Alan, um jovem de 18 anos, preso por trafico de drogas. Podemos observar o elemento de confiança x desconfiança, visto que, por ter perdido seus pais ainda muito novo, tem sua tia Maria como a figura que faz o papel de mãe. E que dando no caso de Alan como no de Carlos Eduardo podemos perceber a ausência da figura de papel de pai, que na teoria de Erik Erikson este estagio de desenvolvimento esta inserido no elemento da psicologia de iniciativa x culpa, que e a fase de consciência de certo e errado. E também podemos observar que nos dois casos há o elemento identidade x confusão de identidade, que e a fase das experimentações, no caso de Alan o consumo de maconha, que mesmo com tento a saúde debilitada e possuindo asma, prejudicava sua saúde para consumir do vicio. E no caso de Carlos Eduardo a rebeldia e os grupos de amizades, onde na sua adolescência já teria sido um dos traficantes de sua comunidade.

Nos dois casos, dando de Alan como de Carlos Eduardo, também podemos observa o elemento da psicologia Gestalt, que nada mais é que a compreensão de que existe um fundo por trás, que antes de compreendermos as partes e preciso antes compreender o todo. O fundo dessa historia, de como essas pessoas foram introduzidas na pratica do errado, de como era a estrutura família desses indivíduos, e de como era o convívio social desses indivíduos. A soma das partes e diferente do todo. A psicologia jurídica tem muito a contribuir dentro da área judiciária, acrescentando justamente no que esta ausente e percebendo seus elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com