TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer Jurídico-ambiental: caso da revogação da Reserva Nacional de Cobre e Associados

Por:   •  26/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

LIBERTAS – FACULDADES INTEGRADAS

FACULDADE DE DIREITO

PATRÍCIA CRISTINA LOPES

Parecer jurídico-ambiental: caso da revogação da Reserva Nacional de Cobre e Associados

São Sebastião do Paraíso

 2017

I- Endereçamento

        Consulta formulada pela Associação da Indústria Mineral Brasileira, com o intuito de averiguar a real procedência da revogação da reserva Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados) por meio do Decreto lei nº 9.147/2017.

II- Ementa

PARECER JURÍDICO-AMBIENTAL. DIREITO AMBIENTAL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. DECRETO LEI Nº 9.147/2017. EXPLORAÇÃO MINERAL. RENCA. LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. PROTEÇÃO AMBIENTAL. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. PROCEDÊNCIA.

III- Relatório

        

 A Associação da Indústria Mineral Brasileira no dia 06 de setembro de 2017, a Associação da Indústria Mineral Brasileira procurou estes serviços de assistência para que fosse analisada a procedência do Decreto lei nº 9.147/2017 elaborado pelo Ilustre Senhor Presidente Michel Temer, que havia sido criada pelo Decreto 89.404/1984.

Assim tal atitude causou um  enorme desconforto, posto  que hoje existe certa  mobilização no que diz respeito às reservas e à preservação destas.

        Contudo, a questão não pode ser somente analisada sobre esse ponto, posto que o Brasil vem atravessando diversas dificuldades financeiras que por sinal são gravíssimas e necessita de outras fontes de captação de renda.

A Renca se enquadra neste ponto visto, que sem dúvida alguma  é uma das maiores reservas de Cobre , compreendendo uma área de 46.450 km2 e que, se feito da forma correta como será executada com a fiscalização da Associação acima mencionada, irá trazer uma fonte bastante considerável de recursos que acabará por ajudar o Governo a se organizar nas finanças trazendo uma determinada estabilidade ao País.

        É o relatório. Passa-se ao opinativo.

IV- Fundamentação

  • Fática

        Tem-se que a reserva Renca, uma reserva mineral de Cobre e seus associados, foi criada no ano de 1984, com o escopo de fomentar a pesquisa mineral da região, no fim da ditadura militar. A reserva tem 47 mil Km² de área e, embora seja localizada em plena floresta amazônica, não havia à época preocupação governamental em preservar a Amazônia.

        Insta salientar que, quando a reserva foi criada, tinha por objetivo desenvolver a pesquisa mineral e deveria ser realizada exclusivamente pelo Estado. Contudo, os estudos não se desenvolveram. Com o novo decreto o governo pretende expandir a atividade de pesquisa e consequentemente a atividade de mineração ao setor privado. Busca-se atrair investimentos para área, dinamizando a economia do país.

        Verifica-se ainda uma grande desinformação, vez que qualquer área do Brasil em que a mineração acontece tem um impacto ambiental, mas um impacto aceitável, tendo em vista que outras atividades oferecem tanta degradação quanto outra atividade como a agricultura.

        Observa-se que, toda vez que há uma nova atividade econômica cumulada com a introdução das pessoas em uma área antes considerada uma reserva ambiental, aumenta o risco de impacto, mas é mais fácil prevenir e controlar uma atividade vinda de uma mineradora do que com uma possível extração ilegal.

        É importante esclarecer que a dita “proteção” a qual a opinião pública tem aclamado nada mais é que o resultado da inércia estatal, não representando desde o início medidas de proteção.

        Finalmente, deve-se ter em mente que defender o fim da Renca não é defender a exploração mineral desmedida, mas ante sua correta regulamentação, de forma fiscalizada, conforme de apreende do art. 225, §2º da CF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com