TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder Investigatorio do MP

Por:   •  18/8/2017  •  Artigo  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha Critica

A presente resenha critica visa falar sobre o artigo “O poder de investigação do ministério público”, escrito por Anna Karinna Cavalcante da Silva, disponível no site Âmbito Jurídico no link:  .

Josiane Lino Demboski[1]

         Em alguns casos, o Ministério Publico atua sozinho nas investigações criminais, eliminando a participação da polícia nesses procedimentos. Mas a Constituição Federal prevê que essa atividade deve ser exercida pela polícia judiciária, não sendo uma atividade prevista para o Ministério Público, embora o mesmo atue sozinho.

        Desde de que o Ministério Publico iniciou a realização de investigações criminais, vem ganhado mais espaço. Mas nem sempre isso é visto como uma coisa boa pela sociedade, pois muitos acham que essa atitude traz insegurança jurídica por não agir conforme manda Lei. Acontece que o Ministério Público tem uma resolução própria para basear seus atos e suas ações nas investigações criminais. Dessa forma a Ordem dos Advogados do Brasil, com um parecer a seu favor da Advocacia Geral da União, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF contra a resolução do Ministério Público, que lhe dá o direito de investigação.

        Este artigo visa estudar e saber até onde vai os poderes do Ministério Público, segundo jurisprudências, doutrinas e a Constituição Federal. Apresentar o que é o Ministério Público, o que é Investigação Criminal e então analisar até onde o MP pode agir.

O Ministério Público surgiu no século XVII, nesse tempo existia o cargo de promotor de justiça, que era quem cuidava da Jurisdição Civil. Até então não podia ser falado sobre garantia ou independência dos promotores nem podia falar sobre a instituição do Ministério Público.

Com o passar dos anos o Ministério começou ganhar força no sistema jurisdicional, os promotores começaram a ganhar mais atribuição, fazendo com que o MP seja um órgão importante para toda ordem jurídica. A constituição de 1988 diz que o Ministério Público é essencial para a função jurisdicional do Estado, ela também estabelece garantias e atribui competências ao MP.

A investigação criminal no Brasil é uma maneira de esclarecer um crime, aqui a investigação criminal é objeto de inquérito policial. O inquérito policial, surgiu para proteger e garantir os direitos individuais, pois muito acontecia abuso de autoridade na formação de culpa. O inquérito policial é, maneira como o Estado, por intermédio da polícia, inicia a persecução penal, com as investigações controladas pelo Ministério Público, que é quem pode entrar com uma ação penal.

O inquérito não traz uma pretensão acusatória, pois não expressa juízo de valor, tendo apenas a função de informar. No Código de Processo Penal podemos verificar que, embora o inquérito policial seja importante, ele não é indispensável, porque o Ministério Público pode efetuar ação penal sem ele. Só precisa ter os requisitos necessários para exercitar a ação.

O poder de investigação do Ministério Público tem duas explicações, uma, segundo a Constituição Federal, diz que a investigação criminal é reservada para a Policia Civil e Policia Federal, sendo ilegítimo os membro do MP realizar essas atividades, que, então, estariam assumindo atividades que não lhes foram concedidas. A outra explicação fala sobre quando for necessário o Ministério Público assumir a função de conduzir a investigação, através de um processo administrativo, sem precisar pedir as diligenciais investigatórias ou a instalação de inquérito para as autoridades policiais.

O MP é de estrema importância para a sociedade uma vez atua na defesa da lei e da própria sociedade. Papel que tem de ser exercido com eficiência e eficácia, mantendo nas suas funções institucionais, podendo exceder os limites legais e infringir o sistema jurídico, o qual deve ser honrado, preservado e defendido pelo Ministério Público.

A Constituição Federal traz em seus artigos as funções do Ministério Público e sua descrição, o artigo 127 descreve a situação dele como “instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indispensáveis”. Nos artigos seguintes estão suas funções e etc.

Analisando os artigos, percebemos que não uma função do MP promover a investigação criminal e ainda deixou claro que essa instituição pode apenas promover o inquérito civil. Muitos defensores da investigação feita pelo Ministério Publico argumentam que esta é uma função implícita nos poderes do Ministério, mas a Constituição deixa bem claro os poderes do MP, como também deixa claro também os poderes intitulados às policias civis, comandadas por seus delegados de polícia, em seu artigo 144, § 4º. Com isso percebemos que o MP desrespeita normas da Constituição Federal, pois o poder investigatório é função da polícia federal e civil, não cabendo ao Ministério.

O sistema acusatório é a garantia do cidadão contra qualquer arbítrio do Estado, em um Estado Democrático de Direito. E o sistema inquisitivo é utilizado no Estado totalitário. O sistema inquisitivo é totalmente incompatível com as garantias constitucionais do Estado Democrático de Direito e desse modo foram feitas mudanças e utilizado legislações mais modernas para continuar garantindo a segurança e as garantias dos cidadãos.

Em contra resposta do sistema inquisitivo, surge o sistema acusatório, suas principais características são o princípio do contraditório e ampla defesa, características de separação de poderes, sistema de provas baseado no livre convencimento, com imparcialidade e sentença de provas carreadas nos autos.

Esse é o sistema que regula o Direito brasileiro, onde o MP tem a responsabilidade de acusar, e não de investigar. Cezar Peluso (página 1083) nos mostra isso: “no quadro das normas e das razões constitucionais, a instituição que investiga, não promove a ação penal, e a que promove, não investiga”.

Muitos defensores do poder de investigação do Ministério Público usam o argumento de que “quem pode o mais pode o menos”, mas essa alegação não é sustentada. Um exemplo é o Poder Legislativo que cria a lei, poderia também aplica-la e julgá-la, pois quem cria seria quem pode mais e o aplicador seria o que pode menos, mas isso não funciona dessa maneira. José Afonso da Silva diz que todas as competências são distribuídas em seu setores jurídicos apropriados e todas elas são importantes, não tendo uma que seja “mais” ou uma que seja “menos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com