TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas na Administração

Por:   •  23/4/2018  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Alex Nascimento de Moraes

Curso: MBA em Gestão Pública

Disciplina: Gestão de Políticas Públicas

Políticas Públicas na Administração

        Trata-se de obra que versa sobre inúmeros subtemas tendo como referência o tema geral, que é, por ventura, Políticas Públicas, tendo como autor: João Martins Tude, Daniel Ferro e Fabio Pablo Santana.

        Dentro dos subtemas, os autores procuram conceituar questões tangíveis ao tema geral, bem com a elaboração de tais políticas, versando também sobre o controle e monitoramento social, a exemplificação da política de habitação no Brasil e as inovações dentro do campo de estudos.

        Ao delimitar o tema, partindo da ideia das políticas públicas na Administração, há a necessidade de entender, em tese, o que de fato são políticas públicas, e nesse raciocínio é de se frisar que o conjunto de ações e programas desenvolvidos pelo Estado, através dos seus governos, para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal conceitua tal ideia, tendo, ainda, como função, a promoção do bem-estar da sociedade e que tal bem-estar está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo. E é a partir desse princípio que, para atingir resultados satisfatórios em diferentes áreas, os governos (federal, estaduais ou municipais) se utilizam das políticas públicas.

        Destarte, tal conceito pode possuir dois sentidos distintos. O primeiro, o sentido político, como um processo decisório, em que, naturalmente, haverá conflitos de interesses, e por meio das políticas públicas, o governo decidirá o que fazer ou não. O segundo, no sentido que se refere ao ponto de vista administrativo, conceituando como um conjunto de projetos, programas e atividades realizadas pelo governo.

        Os projetos, programas e atividades realizadas pelo governo são, na teoria, uma resposta às necessidades do coletivo, objetivando o bem-comum e a diminuição da desigualdade social. Porém esses programa precisam ser bem estruturados, de maneira funcional e sequencial para se tornar possível a produção e organização do projeto.

        O texto ressalta que se pode dividir em quatro, os principais tipos de Políticas Púbicas: políticas distributivas, redistributivas, regulatórias e constitutivas.

        As chamadas políticas públicas distributivas não consideram a limitação dos recursos públicos e buscam privilegiar não a sociedade como um todo, mas uma parcela da população; Diferente da anterior, as políticas distributivas procuram atingir um grande contingente social, porém, torna ineficaz devido a equitatividade das perdas e ganhos; As políticas públicas regulatórias são as mais facilmente reconhecidas e envolvem prioritariamente os policy makers, a administração pública e a burocracia estatal , além dos grupos de interesses; Por fim, as políticas públicas constitutivas incorporam os três tipos e seriam responsáveis pelos procedimentos necessários para que as outras políticas entrem em vigor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com