TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios das penas

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

Material Xerox Microeconomia-> demanda->utilidade->satisfação->prazer

Utilidade e satisfação: pelo termo utilidade, entende-se o benefício ou satisfação(psicológica) que uma pessoa consegue ter, resultante do consumo de uma ou mais unidades de um produto ou serviço. A utilidade total(UT) se refere à satisfação completa de todas as unidades consumidas. Quando tu está plenamente satisfeito a satisfação é total e quando tu está pouco satisfeito é satisfação marginal( à margem).

-→ apesar da dificuldade de se mensurar a utilidade, por causa do caráter subjetivo do consumidor, este tem condições de distinguir entre níveis maiores e menores da satisfação ao consumidor de determinado bem ou serviço. Em algum nível de consumo, a utilidade total cresce a taxas decrescentes, atinge um ponto máximo e pode até decrescer. A ideia básica é, se cada unidade adicional consumida acrescentar cada vez menos satisfação para o consumidor, então, é esperado que ele disponha a pagar um preço cada vez menor por unidades adicionais.

Definição de demanda: demanda é a quantidade de determinado bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir a um certo período de tempo.

ATENÇÃO: demanda não é a mesma coisa que “compra”, é um desejo de adquirir, é a aspiração, o plano e não sua realização. A quantidade demandada pelo consumidor é a quantidade de produto que ele vai procurar no mercado, de acordo com sua renda e preferências. A quantidade efetivamente comprada vai depender do preço praticado no mercado.

COMBINAÇÃO DE PREÇOS E DE QUANTIDADES DEMANDADAS DE CD PLAYERS DO MÊS DE MAIO

PREÇO         QUANTIDADE         PONTO          [pic 1] 

5,00                   200                     A

4,00                   400                    B                              

3,00                   750                   C

2,50                  1000                  D

2,00                  1200                 E

Existe uma relação inversa entre o preço e a quantidade que os demandantes estão dispostos a comprar de um certo bem ou serviço. Quando o preço do bem cai, este fica mais barato em relação aos seus concorrentes, e desta forma, os consumidores deverão aumentar seu desejo de comprá-lo. De outra parte, quando o preço cai, o indivíduo fica mais rico em termos reais.

Por que ocorre esta relação inversa?

EFEITO RENDA: com a queda dos preços, o poder aquisitivo do consumidor aumenta, e a quantidade de demanda do bem deve aumentar.

EFEITO SUBSTITUIÇÃO: o bem fica mais barato relativamente aos seus concorrentes, fazendo com que a demanda aumente.

  • Os deslocamentos da curva de demanda, capazes de deslocar a curva são: renda dos consumidores (superior, inferior, consumo saciado), o preço dos bens relacionados (substitutos ou complementados), preferências dos consumidores, tamanho do mercado ou número de consumidores.

Toda mudança que aumenta a quantidade que os consumidores desejam adquirir, dado ao preço, a curva de demanda desloca para a direita. Por outro lado, qualquer mudança que reduz a quantidade que esses compradores desejam adquirir, dado ao preço, desloca a curva de demanda para a esquerda.

Relações entre quantidade demandada e o preço de outros bens:

-Bens substitutos: o consumo de um bem substitui o consumo do outro. São aqueles que guardam uma relação de substituição, ou se consome um ou outro. Exemplo: manteiga e margarina, café e chá, carne de gado pela carne de frango, a coca pela Pepsi.

-Bens complementares: são bens consumidos em conjunto. Sua complementalidade pode ser técnica ou psicológica. Exemplo: o automóvel e a gasolina, o pneu e a câmera, a caneta e o refil, o pão e a manteiga, o sapato e a meia.

Relação entre quantidade demandada e renda de outros bens

-Bem superior: aumentos de renda, levam ao aumento da demanda do bem superior. Exemplo: filé

-Bem inferior: aumentos da renda, levam a quedas na quantidade demandada de bens inferiores. Exemplo: guizado de segunda

-bem de consumo saciável: se aumenta a renda, a demanda não aumenta. Exemplo: sal

Exercício: Quando aumenta a renda de uma pessoa, suas demandas por todos os bens e serviços podem diminuir? Ou seja, todos os bens e serviços podem ser inferiores? Justifique sua resposta.

→OFERTA “OF EM VENDA” e logicamente você vai querer vender para quem tem dinheiro, ou renda

→a teoria da oferta identifica as motivações que levaram os ofertantes(vendedores) a oferecerem bens e erviços no mercado

→além do preço do bem, a disposição de ofertar é influenciada por outros motivos: tecnologia, preço dos insumos, número de concorrentes, expectativa de futuro, tributos, subsídios e regulamentação de governo

→A curva de oferta das empresas que atuam no mercado competitivo é uma linha positivamente inclinada em relação ao preço do produto.

Exercício: Quando o inverno é rigoroso, as empresas produzem mais roupas de lã. Mas seu preço se eleva. Explique o por quê usando os conceitos de oferta e de demanda.

ELASTICIDADE

“sensibilidade” genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação e sensibilidade de uma variável, quando ocorrem alterações em outra variável.

→elasticidade podem ter demanda elástica, inelástica ou unitária

Exemplo 1: a empresa aérea Gol decidiu baixar em 30% o preço de suas passagens aéreas e a empresa TAM está interessada em estimar o impacto da redução de preço de sua concorrente sobre um número de seus passageiros. Para responder essa questão você necessita de uma medida de resposta da demanda, seja em relação ao preço do produto, seja em relação ao preço do outro produto(concorrente) ou em relação à renda. A maneira de medir a resposta do consumidor a variações de preços ou renda é por meio da elasticidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com