TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Privacidade no ambiente de trabalho

Por:   •  1/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

1. TEMA

A Privacidade do Empregado no Ambiente de Trabalho

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A Privacidade do Empregado no Ambiente de Trabalho, levando em conta o controle patronal amparado no poder diretivo.

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

Essa pesquisa tem como objetivo analisar o empregado e seu ambiente de trabalho, levando em conta o controle patronal amparado no poder diretivo, que muitas vezes esbarra nos direitos do empregado como o direito à proteção da sua privacidade e intimidade.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Inicialmente realizar uma análise histórica sobre a evolução da relação de trabalho, suas formas e objetivos de fiscalização, desde o seu surgimento, apontando também a sua evolução no Brasil.

• Analisar e ponderar os princípios que cercam a relação de trabalho no tocante a privacidade e a intimidade do trabalhador, e ainda por parte do empregador e seu poder de direção e fiscalização do trabalho, da responsabilidade objetiva, etc.

• Especificar as ferramentas tecnológicas utilizadas, meios e formas de monitoramento do trabalhador , apontando que torna o trabalhador vulnerável mesmo antes do contrato de trabalho ser firmado.

4. JUSTIFICATIVA

O intuito dessa pesquisa é o estudo do ambiente de trabalho na modernidade, que em função do rápido avanço tecnológico, acaba minando alguns direitos conquistados ao longo da história. Isso porque a informatização fez com que o poder diretivo e fiscalizador do empregador tomasse uma dimensão desproporcional, penalizando assim a privacidade e a intimidade do trabalhador.

5. METODOLOGIA

Conforme ensina Maria Margarida de Andrade, a metodologia é conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento.

Para lograr o êxito dos objetivos em torno do tema proposto, será necessária muita leitura e investigação bibliográfica. Basicamente, a pesquisa será de natureza exploratória, combinada de análises, sínteses e didática, através do levantamento de material bibliográfico acerca do assunto.

Dessa forma, ante a vastidão da matéria, será feita a pesquisa bibliográfica com o intuito de observar, explorar e desenvolver as diversas informações doutrinárias e legais sobre o tema.

Diante da contemporaneidade da matéria, existe poucas obras especificas sobre o tema, tornando oportuna a apreciação de periódicos, artigos, doutrinas e jurisprudências.

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O tema “Privacidade no Ambiente de Trabalho” merece destaque por sua importância social e jurídica, pois estamos vivenciando uma série de transformações que requer adaptações quanto às novas realidades que surgem a cada dia.

Neste contexto se insere a privacidade da pessoa humana, o direito à vida privada, ao sigilo e à intimidade, como um desdobramento do direito da personalidade. Assim, Szaniawski denomina como “o direito ao respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com