TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO

Por:   •  1/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O artigo 51 do CDC indica um rol de cláusulas abusivas e as define como nulas de pleno direito, o que isso significa?

Resposta: Com o crescimento da população consequentemente cresceu o número de consumidores e as negociações o tornaram desassistido pelos contratos impostos pelos fornecedores. O Código de Defesa do Consumidor veio para proteger a parte (hipossuficiente) mais fraca da relação contratual contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas do fornecimento de produtos e serviços.

  1. Existe alteração na regra processual para a eleição de foro competente no CDC?

Resposta: Conforme a norma jurídica disposta nos artigos 93, I, II e 101, I, II do CDC, o consumidor tem a faculdade de escolher o foro competente para conhecimento da demanda consumerista, quer no foro onde ocorreu ou deva ocorrer o danos, ou do seu próprio domicílio. [1]

"Art. 93. Ressalvada a competência da Justiça Federal, é competente para a causa a justiça local:

I - no foro do lugar onde ocorreu ou deva ocorrer o dano, quando de âmbito local;

II - no foro da Capital do Estado ou no do Distrito Federal, para os danos de âmbito nacional ou regional, aplicando-se as regras do Código de Processo Civil aos casos de competência concorrente."

"Art. 101. Na ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sem prejuízo do disposto nos Capítulos I e II deste título, serão observadas as seguintes normas:

I - a ação pode ser proposta no domicílio do autor;

II - o réu que houver contratado seguro de responsabilidade poderá chamar ao processo o segurador, vedada a integração do contraditório pelo Instituto de Resseguros do Brasil. Nesta hipótese, a sentença que julgar procedente o pedido condenará o réu nos termos do art. 80 do Código de Processo Civil. Se o réu houver sido declarado falido, o síndico será intimado a informar a existência de seguro de responsabilidade, facultando-se, em caso afirmativo, o ajuizamento de ação de indenização diretamente contra o segurador, vedada a denunciação da lide ao Instituto de Resseguros do Brasil e dispensado o litisconsórcio obrigatório com este."

  1. Há alguma vantagem processual ao consumidor durante o desenvolvimento da lide? Qual o artigo que a fundamente?

Resposta:  Conforme o artigo 6º, VIII, CDC, o juiz poderá solicitar a inversão no ônus da prova quando parecer verossímil a alegação do autor. [2]

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

I - ...

II - ...

III - ...

IV - ...

V - ...

VI - ...

VII - ...

VIII -  a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

  1. Em qual hipótese pode ocorrer a desconsideração da personalidade jurídica na relação de consumo?

Resposta:  A desconsideração da Pessoa Jurídica está disposto no caput do artigo 28 do e no seu parágrafo 5º do Código de Defesa do Consumidor.

Vejamos o que diz a redação do art. 28 do CDC:

Art. 28 - O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com