TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario justiça

Por:   •  24/8/2017  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade: análise do documentário ''Justiça''.

Aluna: Lorena Rosa Seixas

Questões

1.        Como a justiça é retratada no filme?

Resposta: O filme levanta uma reflexão aos telespectadores, fazendo-o com que estes questionem se realmente existe justiça. É retratada no filme, a nítida desigualdade social existente no Brasil, que exclui os pobres da sociedade, deixando-os em uma posição que torna quase que impossível que estes ''subam'' na vida. Além disso, retrata-se o sistema carcerário brasileiro, que deixa os presos em péssimas condições e não prepara para que estes retornem a sociedade.

2.        Quem são os atores (instituições, profissionais, órgãos etc) retratados na obra?

Resposta: Os profissionais retratados na obra são os promotores, juízes, defensores públicos, réus e seus familiares. O documentário acontece praticamente todo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, também é mostrado parte do sistema carcerário do estado, além disso, mostra também a casa de um juiz, uma defensora pública e um réu.

3.        Você identificou alguma relação de dominador/dominado, opressor/oprimido?

Resposta: Sim, é possível identificar que os juízes, promotores e policiais são colocados como dominadores e os réus são os oprimidos.

4.        Quem são as pessoas acusadas e julgadas na justiça?

Resposta: As pessoas acusadas e julgadas na justiça são pessoas da classe subalterna, geralmente negros, que infelizmente, tiveram baixa escolaridade, o que acaba facilitando para que estas sucumbam ao crime.

5.        Quem são as pessoas que exercem funções na justiça (advogado/as, defensore/as. promotore/as, juíze/as)?

Resposta: São pessoas que encontram-se em uma classe social privilegiada. Em sua maioria, essas pessoas tem uma visão deturpada dos acusados, parecendo não ter muita empatia por estes, e esquecendo que o sistema carcerário brasileiro não atua para reintegrar os presos na sociedade de maneira segura, e colocar estes na cadeia apenas irá deixá-los mais revoltados.

6.        Quais são os casos jurídicos tratados no filme?

Resposta: Primeiramente é tratado um caso em que o réu é acusado de um delito que não pode ser provado e que apenas policiais atestam ter presenciado, inclusive afirmam que o réu pulou de um muro para fugir deles, o que é quase impossível, pois ele necessita de uma cadeira de rodas para se locomover. Posteriormente é tratado o caso de um jovem que alega estar soltando pipa e não portava nem arma e nem drogas quando policiais agrediram-o e prenderam-o, os policiais afirmam que este estava com drogas e que encontraram armas próximas ao local em que o réu se encontrava. É também retratado o caso de um balconista de padaria que, com três moças, se envolve em um acidente de um carro que é roubado. Outro caso enfocado é de um rapaz que tenta roubar um celular em uma igreja.

7.        Qual significado de justiça você identificou no filme?

Resposta: Identifiquei no filme uma grande contradição existente no sistema judiciário e carceário brasileiro, que não da suporte para que pessoas pobres recebam de alguma forma um tratamento respeitoso e digno. Enquanto isso, sabe-se que verdadeiros corruptos e pessoas violentas estão a solta no Brasil, apenas pelo fato de terem poder e dinheiro são tratados de forma completamente diferente daqueles que não tiveram condição nenhuma na vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com