TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões o Óleo de Lorenzo

Por:   •  14/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  5.677 Visualizações

Página 1 de 10

FDCON - FACULDADE DE DIREITO DE CONTAGEM

Departamento de Métodos e Técnicas de Pesquisa

O ÓLEO DE LORENZO

Prof. Carlos Alexandre R. de Oliveira

Contagem

2015

Questão 1. Do que fala o filme?

O filme se baseia em fatos reais e conta a história de um garoto chamado Lorenzo, que até aos seis anos de idade levava uma vida normal, mas que desde então começou a apresentar na escola sintomas como desequilíbrio comportamental. Com o passar do tempo esses sintomas foram se intensificando, e depois de queixa dos professores, seus pais resolveram procurar ajuda médica. Sem respostas, Lorenzo passou por várias consultas médicas, e aos oito anos de idade, foi diagnosticado com uma doença rara, incurável e que provocaria degeneração cerebral, dando-lhe no máximo mais dois anos de vida.

Em um curto espaço de tempo, o estado de saúde de Lorenzo só piora. Inconformados com falta respostas para métodos de tratamento, os pais de Lorenzo, que eram historiadores, não esperariam a medicina e a ciência pesquisarem e tratarem a doença do seu filho. Iniciaram uma batalha às cegas, mas científica de persistência, dedicação, fé e amor, focalizando em um único objetivo, o entendimento sobre a doença de Lorenzo, e logo levarem ao conhecimento dos médicos e discutir a melhor forma de tratamento.

Começa uma verdadeira guerra ao perceber que os médicos e pesquisadores não reconhecem os dados encontrados pelos pais. Mas mesmo assim insistiram e depois de muito estudo em casa, com ajuda de um especialista, desenvolveram um óleo, que recebeu o nome óleo de Lorenzo. Mesmo fazendo o uso do óleo, Lorenzo recuperou seu estado natural, apenas a doença foi barrada, e através de tratamentos, melhorou significantemente.

Questão 2. Faça uma releitura dos fatos, analisando criticamente a postura dos pais, dos médicos (analisando sua ética) e de outros personagens envolvidos.

Apesar de ser uma história comovente, também confunde-se com uma conduta arriscada, quando os pais assumem a autonomia, ainda que de forma "responsável", poderia trazer consequências irreversíveis. Uma família com base religiosa, que tem fé em Deus traduzida pela esperança, guiada pelo calor da emoção se embasa na pesquisa científica para buscar a direção para o seu problema resistindo aos limites dos princípios fundamentais que conduzem a ciência.

Pode-se constatar que os pais do garoto agiram inicialmente pelo seu conhecimento empírico, isto é, pelo senso comum, pois foi por meio de estudos e de conhecimento nas experiências exteriores que foram conseguindo consolidar todo o conhecimento científico acerca da doença, utilizando-se da observância para explorar uma prática. Além disso, não utilizavam de mecanismos tecnológicos, o que os fez tirarem das suas "crenças" e certezas, deduções apoiando-se na exterioridade de experiências comuns, não observando a legitimidade ou veracidade diante as afirmações dadas pelos dos médicos.

O filme admite também uma certa prepotência por parte dos médicos, que não admitem equiparar o conhecimento científico e o conhecimento empírico. Os pais de Lorenzo, na luta para salvar o filho, são vistos como competidores aos renomados doutores, que relutam em aceitar os progressos nas pesquisas, não validando o saber das experiências externas. É lógico e evidente que não se pode negar o saber científico, mas é importante aprender a controlar a prepotência e entender que titulação acadêmica, não os tornam melhores do que os seus semelhantes não-titulados. Uma dura e cruel realidade, da vontade de fazer viver alguém amado e os sistemas lógicos da ciência.

Questão 3. Qual a relação do filme com a ciência?

O que torna a ciência necessária, é o fato da realidade não ser transparente, e no filme a ciência é representada de duas formas contrárias: pelos cientistas conceituados, que diante a titularidade, desenvolveram teses que chegaram a conclusões específicas sobre a doença de Lorenzo; e do outro lado, a ciência é representada pelos pais de Lorenzo, que procuram novas alternativas de estudo, ou seja, que não fazem parte do ensino acadêmico, através de livros científicos, para chegarem a conclusão mais favorável ao caso de seu filho. Não eram especialistas, mas por força da necessidade se renderam a pesquisa científica.

A partir da criação de hipóteses há uma busca constante, surge uma solução de um problema, e isso é ciência. Para o pai de Lorenzo, a busca da cura da doença, fez com que ele por uma determinação, um motivo forte e maior dedicação aos estudos, conseguira criar o óleo de Lorenzo e consequentemente ele acabou realizando uma ciência. É necessário observar que, assim como apontado no filme, produzir conhecimento é derivado da vontade de fazer, a busca por descobertas vem primeiramente da vontade, da curiosidade, seja estes seres conhecidos como cientistas, ou apenas pessoas comuns. A luta da ciência contra as opiniões se efetiva no embate entre questões da vida e interesses da alma.

Contudo, após os resultados da experiência com óleo em Lorenzo, finalmente a comunidade científica e o governo aceitaram desenvolver a substância. Dessa maneira, graças às pesquisas realizadas pelos pais de Lorenzo, milhares de crianças com o mesmo problema puderam ser salvas da evolução dessa doença. Às vezes a ciência necessita de pessoas dispostas a enfrentar as regras impostas pela sociedade para que o saber científico venha a evoluir.

Questão 4. Como podemos ver a produção de conhecimento no desenvolver de uma pesquisa?

É preciso entender o que é pesquisar, como pesquisar e por que pesquisar. É importante perceber que pesquisar exige estudo, seriedade, persistência, organização, dedicação, entusiasmo, ética, compromisso, e criatividade. Além disso, pesquisar deve ser uma ação prazerosa, pois é o momento quando se escolhe a área de conhecimento, o tema e o grupo a ser pesquisado. Por meio da investigação, pode-se achar várias respostas para diversas dúvidas e de muitas outras pessoas e no decorrer da pesquisa se deparar com novas questões e novas dúvidas que vão surgindo, sucessivamente, instigando a curiosidade, a vontade de estudar e pesquisar sempre mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com