TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAPPORT, o estabelecimento de uma relação de confiança

Por:   •  27/10/2016  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégias de atuação do mediador

Se imagina que o conflito tenha 3 faces, uma é as questões em si, outra é a quanto as partes envolvidas e a ultima seria relacionada ao processo. Vendo isso é possível categorizar as formas de atuação no processo e em cada situação, e também nas estratégias utilizadas para resolver a questão eu esta sendo tratada, os quais vao ser trabalhados durante todo o processo, onde o mediador vai buscar ver qual melhor momento para cada forma de atuação que ele decidir utilizar.

São vários os objetivos do mediador: como controlar o processo, dar suporte as partes, mostrar as partes que a disputa podem ser resolvidas, conhecendo as estratégias o mediador terá varias opções para cada momento necessário

O suporte as partes : ele deve acalmar as partes, mostrar que entende a frustração de cada uma delas e que é natural que se sintam assim, exatamente por não estarem satisfeitos com a situação, e é por isso que estão aqui pra achar um acordo justo e sem muito desgaste

Controle do Processo: saber em qual momento interromper, aconselhar as partes, e pedir respeito uma com a outra, mostrar a necessidade de cada um respeitar o momento do outro e saber a hora de ouvir e de falar, porque cada um ali vai ter a oportunidade para tal.

Resolução do problema: Saber abordar as questões relevantes para cada parte e buscar alternativas diversas para resolução das mesmas de forma que todos saiam satisfeitos, mostrar que aquele momento ali pode ser produtivo pra todos.

Toda estratégia escolhida pode funcionar se ele estiver atento a sua forma de atuação e a razão para sua escolha, o ideal é que tais interrupções sejam breves, porque deixa as partes concentradas e a vontade, dando a elas a ideia de que o processo gira em torno dos interesses delas e não do mediador.

Perante as ferramentas usadas pelo mediador, as partes sentem que seus sentimentos e emoções foram bem recebidos e compreendidos pelo mediador, dando a elas confiança ao processo e no mediador. Sendo essa boa relação essencial para uma melhor eficiência, onde facilitam a obtenção de informações e também a atuação do mediador.

Ouvir as partes ativamente: escutar e entender o que ta sendo dito, mostrar que esta prestando atenção ao que esta sendo dito, também não quer dizer que o mediador deva concordar com a parte. As vezes a parte pode ser mais fechada e de difícil acesso, não aceita as coisas tão fáceis, mas só de ver que foi bem tratada, que teve atenção, possa fazer ela ficar mais amena e acessível, por ver que foi levada a serio, tornando as coisas mais produtivas

Ouvindo as partes o mediador vai identificar as questões mais importantes, fazendo as intervenções do mediador serem muito mais eficientes. Quando a parte vê que não esta sendo interrompida ou questionada, faz com que fique mais a vontade e passar a informação de um jeito melhor

Por fim as partes veem o mediador como um modelo de comunicação, influenciando como elas devem se comportar no processo e na solução da disputa. Dar o exemplo, assim acaba por propiciar um ambiente cooperativo das partes entre si. , fazendo com que cada uma delas entenda a outra, estimulando que elas podem resolver o conflito de forma autônoma, sem precisar recorrer a outros meios.

Concentração na resolução da disputa: mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com