TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA CIÊNCIAS CRIMINAIS INTEGRADAS

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal

Resenha do Artigo ou Caso: Droga e Crime – Algumas das Diversas Interfaces: Tratamento da relação existente entre as drogas e a violência

Aluna: SAYARA AURIELY FERNANDES DELAZARE

                                                     Trabalho da disciplina Ciências Criminais Integradas

                                                      Tutor: Prof.:

GUARAPARI

2018

Artigo ou Caso: Droga e Crime – Algumas das Diversas Interfaces

Título:

Tratamento da relação existente entre as drogas e a violência.

Referência:

  • https://blog.viversemdroga.com.br/entenda-a-perigosa-relacao-da-violencia-e-o-uso-de-drogas/
  • (http://hospitalsantamonica.com.br/qual-e-a-relacao-entre-violencia-e-drogas/)  

Tratamento da relação existente entre as drogas e a violência:

 Atualmente passamos por uma onda de violência extremamente ligada ao tráfico e/ou uso de drogas. Tanto num âmbito familiar quanto na sociedade.

 Infelizmente as estatísticas apontam um crescimento, constante, tanto da criminalidade quanto do comércio de drogas.  A dependência química provoca alterações no organismo dos dependentes que causam ou acentuam a violência.

"De acordo com o contexto social e familiar do indivíduo, essa agressividade pode tomar proporções maiores e se transformar em violência. Vale ressaltar que não se trata só do comportamento do dependente em relação às outras pessoas, mas também em relação a si mesmo, uma vez que ele pode acabar se ferindo durante suas crises."

 "Em casos mais extremos, dados do Programa Ação Pela Vida apontam que mais de 60% das vítimas de assassinato estavam sob o efeito de entorpecentes. Ou seja, muitas vezes o usuário de drogas não é apenas o agressor, mas também a vítima da violência. O mesmo estudo mostra que o perfil de vítimas de assassinos é muito parecido. Em geral, esses homicídios estão relacionados a outros crimes, como tráfico, roubo e agressão."

No âmbito da violência doméstica, as estatísticas são ainda maiores, sendo três a cada cinco casos, têm relação com álcool ou outras drogas.

O indivíduo que comete um delito, sob o efeito de quaisquer drogas lícita ou ilícita, e for condenado a pena privativa de liberdade,  o Estado tem o dever de zelar pela saúde deste indivíduo que está sob sua custódia e, partindo do princípio que, o consumo de drogas é uma doença e tem participação direta no cometimento de delitos, sobretudo, incidindo sobre a reincidência, o indivíduo recebe o devido tratamento.  

A pena privativa de liberdade é como um castigo, em represália a conduta praticada mas têm sua função social quando oferta o tratamento adequado aos dependentes químicos, seja por questões de saúde pública, seja por questões de segurança pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com