TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA CIÊNCIAS CRIMINAIS

Por:   •  26/8/2020  •  Resenha  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica de Caso de Droga e Crime

 Algumas de suas interfaces

Trabalho da disciplina: Ciências Criminais Integradas

                                        Tutor: Prof.

São Gonçalo-RJ

DROGA E CRIME - ALGUMAS DE SUAS INTERFACES

Referência:

Blog Viver sem droga: https://blog.viversemdroga.com.br/entenda-a-perigosa-relacao-da-violencia-e-o-uso-de-drogas/#:~:text=O%20uso%20de%20drogas%20como,frequentemente%20associadas%20a%20epis%C3%B3dios%20violentos. Acesso em: 20/08/2020

Site Denarc: http://www.denarc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=39#:~:text=A%20depend%C3%AAncia%20qu%C3%ADmica%20est%C3%A1%20classificada,%2C%20(OMS%2C%202001). Acesso em: 20/08/2020

Site Jus.com: https://jus.com.br/artigos/26943/inimputabilidade-penal-do-dependente-quimico

Acesso em: 20/08/2020

Observando o cenário atual, é possível identificar que o consumo de drogas afeta diretamente a estatística no que tange à criminalidade. Os usuários de drogas com a finalidade de sustentar seu vício demonstram maior propensão a se tornarem violentos no meio familiar, a praticar crimes patrimoniais para auferir meios para comprar o produto de seu vício e ainda associar-se ao tráfico para ter acesso à droga.

De acordo com estudos realizados pela Universidade de São Paulo, 35% das ações de violência doméstica em residências, foi identificado o consumo de álcool ou outras drogas por parte do agressor.

É possível observar também que a dependência química torna o dependente uma vítima, uma vez que estudos realizados pelo Programa Ação Pela Vida, apontam que 60% das vítimas de assassinato estava sob algum efeito de entorpecentes.

Neste contexto, pode-se constatar que o problema da dependência química afeta a sociedade num todo. O dependente, que por efeito gradual do uso da droga, perde o senso crítico e auto controle se tonando uma vítima da sua dependência e ao mesmo tempo se torna o agressor, que em contrapartida faz vítimas de seus crimes as pessoas ao seu redor.

É importante destacar que a dependência química está classificada como um dos transtornos psiquiátricos, sendo considerada inclusive uma doença crônica, que pode ser tratada e controlada simultaneamente como doença e como problema social. Por esse motivo há que se falar em inimputabilidade penal como causa de exclusão de culpabilidade.

O Código Penal em seu artigo 26 e 28, admite alguns casos de exclusão da responsabilidade penal do agente por sua conduta, na situação de dependência química em que o mesmo não tem ao tempo da ação ou da omissão, discernimento do caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Insta salientar que para ser reconhecida a excludente nos termos dos artigos 45 e 46 da Lei 11.343/2006, conhecida como Lei de Drogas, se faz necessário um laudo pericial médico que ateste o comprometimento da capacidade de autodeterminação do agente à época dos fatos.

É oportuno dizer que a lei prescreve duas situações para a inimputabilidade penal: a ausência de pena, propriamente dita, e a redução de pena.

O atual modelo punitivo, em nada contribui para a ressocialização do apenado. É possível observar no sistema prisional que os dependentes químicos acabam reincidindo ao receber a liberdade, isso porque uma vez presos não tem acesso ao tratamento adequado para sua condição de dependência química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (216.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com