TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL NO MEIO AMBIENTE

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 9

RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL NO MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO

A sociedade no âmbito mundial está muito preocupada com a sustentabilidade, vez que é um assunto que preocupa a todos, tendo em vista que sem a natureza não há vida. No art. 225 da Constituição Federal trata sobre o direito difuso fundamental que é considerado como o direito fundamental de 3ª geração.

Os infratores ambientais obviamente são responsabilizados tanto nas esferas penais e civis, porém, a Carta Magna Brasileira aborda também sobre a responsabilidade administrativa, formando a tríplice responsabilidade por danos causados ao meio ambiente.

RESPONSABILIDADE CIVIL

A Constituição reporta-se à responsabilização civil por lesões ambientais como “obrigação de reparar os danos causados”.

A norma constitucional, esclarece o termo “dano” quando referido ao meio ambiente que abrange ao dano ecológico em dano na natureza, implicando assim em um dano ecológico puro, causado na natureza e sem repercussão imediata e visível nas atividades humanas.

É notório e comprovado por pesquisas, que grande parte dos prejuízos ambientais causados não são passíveis de recuperação, devido a improbabilidade de se restabelecer, na natureza, o status quo ante. Contudo, os danos, sejam diretos ou indiretos, são passíveis de mitigação e de compensação, in natura ou em pecúnia, apesar de não haver cálculos para relatar com precisão o dano. Nessas situações, recorre-se aos critérios de arbitramento ou de fixação do valor com base no lucro obtido com a atividade poluidora. Sendo que os pedidos de reparação do dano e de indenização podem ser cumulados.

A responsabilidade civil por lesões ambientais é objetiva, não havendo necessidade do ato ser ilícito, dispensando a demonstração de dolo ou culpa, conforme reza o art. 14 da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n. 6.938/81):

“§ 1º - Sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terão legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente.”

Silvio Rodrigues ainda esclarece sobre a responsabilidade objetiva no seguinte texto:

“Na responsabilidade objetiva a atitude dolosa ou culposa do agente causador de dano é de menor relevância, pois, desde que existia relação de causalidade entre o dano experimentado pela vítima e o ato do agente, surge o dever de indenizar, quer tenha este último agido ou não culposamente.”

Vale resalvar que a responsabilização civil, é a baseada na autoria, no dano e no nexo de causalidade. A dificuldade de citar com confiança o liame causal em tema de dano ambiental, o sistema assenta-se na inversão do ônus da prova. Lembrando que dano ambiental não necessariamente pressupõe um ilícito. Ademais, em face da adoção da teoria do risco integral, fato de terceiro, caso fortuito e força maior não tem o condão de excluir o nexo de causalidade.

A principal característica contida na Lei 6.938/81 diz respeito à inserção da regra da responsabilidade objetiva nas questões relacionadas ao meio ambiente.

A lei é considerada pela doutrina pátria como teoria do risco, na qual "aquele que, através de sua atividade, cria um risco de dano para terceiros, deve ser obrigado a repará-lo, ainda que sua atividade e o seu comportamento sejam isentos de culpa. Examina-se a situação e, se for verificada, objetivamente, a relação de causa e efeito entre o comportamento do agente e o dano experimentado pela vítima, esta tem direito de ser indenizada por aquele." (Silvio Rodrigues).

A responsabilidade primeira – mas não exclusiva – pelos danos ambientais é de competência do empreendedor, pois é ele o titular do dever principal de zelar pelo meio ambiente e é ele quem aproveita, direta e economicamente, a atividade lesiva. Na hipótese de existir mais de um empreendedor, a reparação poderá ser exigida de qualquer um dos responsáveis, em virtude da solidariedade de ambos.

Em suma, deve-se sempre ter em mente que no âmbito do direito ambiental a responsabilidade pelo dano é objetiva — teoria do risco — reparação de um dano tem como pressuposto a prática de um ato ilícito, artigo 186 do Código Civil. E para sua caracterização basta a comprovação de que o prejuízo decorreu do resultado de determinada atividade e não do comportamento do agente.

A responsabilização civil é aplicada para reparar o dano ou efetivar o pagamento de indenização, podendo este ser substituído caso não seja possível reparar o dano, devendo ser revertido aos Fundos de Defesa dos Direitos Difusos.

É dever da Administração cobrar a reparação do prejuízo, porém ela não tem tantos meios coercitivos. Podendo então a Ação Civil Pública, que é um instrumento de excelência, ser solicitado pelo o Ministério Público, pela a Defensoria Pública, assim como as pessoas jurídicas estatais, as entidades, os órgãos da administração pública direta e indireta, as associações de representatividade e pertinência temática que são elencados na Lei nº 7.347/1984. Ficando claro que o IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, como entidades ambientais da administração pública federal indireta, também podem ser propor a referida Ação.

As teorias do risco

Na doutrina moderna, podemos destacar seis modalidades do risco, quais sejam: risco profissional, risco criado, risco-proveito, risco excepcional, risco administrativo e risco integral.

Sendo considerado como “risco”, para Cavalieri: “é perigo, é probabilidade de dano, importando, isso, dizer que aquele que exerce uma atividade perigosa deve-lhe assumir os riscos e reparar o dano dela recorrente”, ou seja, o problema se resolve na relação de causalidade, independentemente se o causador do dano agiu ou não com culpa.

Risco profissional:

Para Caio Mário, é a teoria que “sujeita o empregador a ressarcir os acidentes ocorridos com seus empregados, no trabalho ou por ocasião dele”, independentemente de qualquer consideração de culpa.

Risco-proveito:

O risco-proveito pressupõe uma ação positiva do agente, que coloca em risco um terceiro. Segundo João de Matos Antunes Varela,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com