TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO: A DIFICULDADE DO RETORNO À SOCIEDADE

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  1.345 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ – CEULJI

LUCAS EDUARDO QUERINO DO CARMO

RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO: A DIFICULDADE DO RETORNO À SOCIEDADE

Ji-Paraná

2015

LUCAS EDUARDO QUERINO DO CARMO

RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO: A DIFICULDADE DO RETORNO À SOCIEDADE

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI, como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina TCC-I, no curso de Direito, sob orientação do Professor Thiago Freire.

Ji-Paraná

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                9

2 PROBLEMATIZAÇÃO                12

3 HIPÓTESES .........................................................................................................  25

4 OBJETIVOS ...........................................        ............... 26

5 JUSTIFICATIVA .................        .................................. 28

6 REFERENCIAL TEÓRICO ..........        ........................ 30

7 METODOLOGIA ...................        ............................... 34

8 RECURSOS ............................        ............................... 37

9 CRONOGRAMA .................        .................................. 38

10. REFERÊNCIAS                 72


  1. INTRODUÇÃO

Essa pesquisa refere-se ao objetivo da ressocialização do apenado e ex-apenado, levando em consideração as condições do cárcere, que se encontra precário por apresentar um alto índice de reincidência, pela superlotação e pelo tratamento desumano praticado contra o preso.

Portanto, esse aglomerado de fatores gera um sentimento de revolta nos presos, causando sérios efeitos negativos dentro das prisões, e tornando assim praticamente impossível a tentativa de ressocialização.

Percebe-se que isso não só afeta a pessoa do preso diretamente, mas sim toda a sociedade que vem encarando diversas dificuldades, devido ao grande aumento do índice de criminalidade. Com isso a população permanece alheia na participação, ficando difícil contar com a colaboração social para a diminuição do problema, já que não confiam numa possível ressocialização do apenado.

O crescimento da quantidade de prisões efetuadas no Brasil está diretamente relacionado às condições sociais injustas encontradas do lado de fora dos presídios  que além de auxiliar no retorno do individuo a criminalidade levam muitos daqueles que nunca praticaram qualquer tipo de crime a se envolverem na prática criminosa.        

A Lei de Execução Penal Brasileira – LEP prevê assistência ao preso e ao egresso, educação, tratamento digno a eles e até mesmo a reintegração em sociedade, porém, mesmo sendo uma das leis mais completas já feitas, infelizmente não é colocada em prática no país. Devido isto, o Estado prefere tratar as penas como um meio de castigar o indivíduo pelo crime realizado e não para o fim de reinseri-lo ao meio social.

A partir disso, serão apresentadas possibilidades de acontecer sim o processo de ressocialização, através de medidas alternativas e educacionais, funcionalidade da lei, melhorias do cárcere e auxilio da sociedade para com o ex-detento.  

Para facilitar o entendimento da pesquisa, serão dados conceitos elaborados por filósofos acerca da socialização e ressocialização, cumulado com entendimentos e criticas doutrinárias sobre o tema. A Lei de Execuções Penais que traz um rol de artigos relacionados ao respeito e assistência ao preso, assim como a Constituição Federal de 1988, serão utilizadas como base legal.

 

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Observando a instituição carcerária, pode-se ver que se encontra em condições precárias e atualmente com um grande número de reincidentes, sem falar na superlotação que muitas prisões estão sofrendo, tendo a pessoa do preso um tratamento desumano. Para que tudo isso seja evitado, necessita-se de mudanças.

O Brasil vem enfrentando uma série de dificuldades devido ao grande crescimento de atos delituosos e violência. Com tais problemas ocorrendo, a sociedade fica insegura, não tornando fácil sua participação para minimiza-los, mostrando certa resistência, já que, cada dia mais o medo e preconceito circundam estas pessoas, findando na não colaboração na recuperação do apenado, uma vez que não há confiança suficiente para isso.

A ineficácia do sistema prisional brasileiro virou uma preocupação, já que não consegue cumprir sua real finalidade, que seria recuperar o criminoso, devolvendo-o à sociedade em boas condições, ou seja, já ressocializado. Porém, como já dito, o preconceito por parte da sociedade, como figura de socializadora, não coopera com o ex-condenado para tal ressocialização.

A prisão, hoje em dia, além de não recuperar o preso devido uma enorme gama de fatores, vem sendo rotulada de diversos nomes, tais como: escola do crime, depósito de humanos, e com a lentidão do poder público, e muitas vezes com o Estado inerte para solução desses angustiantes problemas, tais rótulos feitos pela população continuaram por muito tempo.

Nas prisões, a ressocialização seria mais eficaz se fosse cumulada com programas profissionais e educacionais, mostrando ao apenado uma perspectiva para um futuro ingresso na sociedade, deixando de lado esse preconceito do ex-presidiário que ele leva consigo fora das prisões.

A Lei de Execução Penal (LEP) prevê que quando o preso, separado de sua família, amigos ou outras relações que para ele são significativas, refletirá sobre seu feito e irá se corrigir, pois o mais correto seria redefinir as prisões como um recolhimento temporário e suficiente para preparar o indivíduo ao retorno no convívio em sociedade.

No senso comum, o preso deve sofrer mais além do que o castigo dado pela justiça, não observando que o confinamento já seria uma punição máxima feita para pagar pelo crime cometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (308.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com