TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas perante à sociedade.

Por:   •  19/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

1.TEMA

As dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas perante à sociedade.

2.PROBLEMATIZAÇÃO

Será que a sociedade trata o índio de maneira igualitária?

É de conhecimento geral que os povos indígenas tem uma grande importância e contribuição na história do Brasil. Também, que com a chegada e a estadia europeia por aqui, a população indígena foi quase extinta, perdendo suas características e seus costumes, adotando a língua, a religião e a cultura portuguesa.Apesar disso tudo, ainda hoje há reservas onde os índios vivem a sua maneira em pleno século XXI.

O problema é que, por serem diferentes da maioria da sociedade,acabam enfrentando diversas dificuldades que colocam sua cultura e existência em risco.Por exemplo, um dos maiores problemas enfrentados pela população indígena brasileira é em relação à ocupação de terras, que mesmo tendo ocupação e sendo regularizada há disputas frequentes pelos territórios, tendo como objetivo

Outra grande dificuldade é a pobreza,a maioria dos indígenas tem dificuldade de conseguir emprego e a principal renda vem do artesanato. Será que isso ocorre só pelo fato de serem índios?

3.OBJETIVO GERAL

ANALISAR os empecilhos que os indígenas encontram em seu dia a dia no meio social.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

COMPREENDER a vida dos indígenas no Brasil.

CONHECER maneiras de sanar os problemas pelos quais o índio enfrenta.

IDENTIFICAR o direito da população indígena.

4.JUSTIFICATIVA

O senso demográfico de 2010 realizado pelo IBGE constatou que há no Brasil cerca de 817.963 indígenas. Constatou também que, 22,9 deles não possuíam nenhum tipo de renda, o que é preocupante, pois os mesmos quando saem á procura de emprego, sofrem muito, quando tratados com preconceito pela sociedade, e principalmente com a pobreza. Por isso, muitos buscam ter uma fonte de renda para sobrevivência, uma delas é o artesanato, mais presente na região litorânea.

Apesar dos avanços atuais e de a Constituição Federal de 1988 assegurar que o indígena tem direito á terra, a população ainda padece com a falta de demarcação e com os interesses dos fazendeiros rumo á exploração dessas terras. Isso, causa diversos conflitos entre índios e as pessoas que querem obter vantagem sob á terra, muitas vezes sendo ameaçados, expulsos e até assassinados.

Uma das dificuldades em que o índio vive é a de manter sua cultura, pois quando entram em contato com a sociedade externa são influenciados de alguma forma, correndo o risco de perder sua tradição. Dessa forma, é muito importante que a comunidade tenha um apoio para que seja preservada a sua cultura.

Diante de todos esses motivos citados, se justifica a adoção de medidas que possam reparar e contribuir para a garantia dos direitos dessas populações.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUSA, Rafaela. População indígena Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com