TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO FILME “12 HOMENS E UMA SENTENÇA”

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO FILME “12 HOMENS E UMA SENTENÇA”

O filme “12 homens e uma sentença” nos expõe, de forma lúcida, como um bom trabalho hermenêutico pode ser importante e até utilizado como instrumento fundamental na análise jurídica. O filme em referência, quase que em sua totalidade se passa no interior da sala dos jurados de um tribunal americano, na cidade de Nova York.

Nota-se as instruções do juiz de forma clara e objetiva para a regra básica daquele juízo e consequente definição do veredito: os jurados só deveriam condenar ou absolver o réu quando tivessem certeza do veredito. Em caso de dúvida ou discordância quanto à sua culpa ou inocência, deveria se utilizar do bom senso e fazer com que prevalecesse a inocência, até que existisse unanimidade de vereditos entre os doze jurados. Isso porque a pena, caso condenado, seria a morte.

Como expectador, vemos apenas aquilo que está diante de nós, os fatos no calor do momento, porém o que o juiz quer dizer é que precisa ter certeza para condenar ou absolver um indivíduo, a fim de não cometer injustiças condenando um inocente ou absolvendo um culpado.

A condenação injusta, seria uma medida cruel para com o réu, pois estaria sendo-lhe privado o direito de viver, e o pior, por um crime que ele não teria cometido. Já a absolvição do mesmo, sendo ele culpado, seria uma injustiça para com a sociedade, colocando-a em risco pois um indivíduo perigoso, estaria livre para o convívio social.

Por isso há a necessidade que o júri seja imparcial, analise meticulosamente os fatos e as circunstancias, certificando-se de fazer uma análise criteriosa das provas, testemunhos e indícios, enfim de todas as provas apresentadas no devido processo legal.

Sem nenhuma discussão dos aspectos descritos anteriormente, quando se recolheram à sala do júri, onze dos doze jurados já estão convictos da culpabilidade do réu. Já há um prejulgamento que a meu ver, é baseado numa verificação muito rasa e superficial.

Quando parece que eles não vão demorar muito para decidir um veredito de culpado, apenas um deles que não tem tanta clareza e mantem o que chama de “dúvida razoável”, diz que deveria reconsiderar qualquer acusação. Este que se opõe ao pensamento da maioria, apresenta então seus argumentos e pede uma nova votação para saber se mais alguém ainda poderia mudar de opinião. Voto a voto, as dúvidas, antes mascaradas por uma aparente clareza, começam a surgir.

Quando estes, provocados pelo oitavo jurado, conseguem rever seus conceitos, fazer uma nova análise das provas e deixar seus interesses pessoais de lado, todos eles, um a um, vão reavaliando sua forma de pensar a respeito do fato em questão.

Questionados, confrontados e por fim encurralados por suas consciências eles acabam vendo que, talvez pudessem ter condenado um homem inocente à morte. Os jurados se permitiram passar a exercitar a sua capacidade de enxergar por detrás do que antes eles próprios haviam analisado. E essa capacidade se deve, unicamente, à disposição por não se ater ao significado frio, puro e simples, das palavras, dos dados, provas, indícios, depoimentos, circunstancias e, até mesmo, do inconsistente álibi do réu.

Ao reconsiderar sua decisão e analisar o caso mais lentamente, eles tiram novas conclusões e no decurso dessa nova deliberação, todos esses homens vão expondo seus medos, suas experiências de vida, suas personalidades e preconceitos, e acabam vendo que eram esses valores que os fazia condenar aquele jovem.

Isso talvez seja o mais magico do filme, o espelho que ele coloca diante de nós para nos dizer que, sob muitas das opiniões ou crenças que mantemos e defendemos, existem razões que não ousamos confessar. Mesmo em um contexto onde há um réu que não conhecemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com