TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO DE JOHN GRISHAM – O RECURSO

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE METROPOLITANA DE GUARAMIRIM – FAMEG

BÁRBARA MARQUES ROSA

Curso de Direito

Processo do Conhecimento

RESUMO DO LIVRO DE JOHN GRISHAM – O RECURSO

GUARAMIRIM

2016

RESUMO

        John Grisham é um gênio da literatura jurídica americana e encanta com suas estórias fantasiosas, mas que refletem muito a realidade do jurídico mundial e somos levados a ler estes enredos para que possam nos acrescentar conhecimento e diversão, pois até parecem ficção de filme, aliás, muitos livros dele se tornaram peças de filme.

        O recurso não fica muito distante disso, passa a história na cidade de Bowmore, Mississipi e envolve a população e uma fábrica de agrotóxicos chamada Krane Chemical, por sua vez, ela consegue com sua falta de cuidado, jogar no solo um quantidade considerável de bicloronileno, pilamar 5, aclar e cartolix, agrotóxicos super poderosos que acabaram por refletir em muito na natureza da cidade, isto porque contaminou o lençol freático que o povo usava como fonte de água para uso diário, contaminando as pessoas com câncer. A cidade passou a ser apelidada de “Câncer Country”, literalmente, pois era uma epidemia em massa.

Destaca-se nesse meio a pessoa de Jeannette Baker, que perdeu filho e marido para o câncer causado pela Kramer.

        Envolto pela comoção da cidade e pelas lágrimas de Baker, o escritório Payton e Payton, advogados corajosos, pegaram a causa e lutaram, mesmo sem muita grana por 4 meses e  conseguiram a vitória.

        Vamos falar um pouco de Carl Trudeau, o executivo da empresa Chemical, ambicioso e esperto, não dava muita atenção ao povo doente, mas queria que a empresa saísse ilesa da lide e se espantou com a decisão do Juiz Harrison, que decidiu pela punição em 3 milhões pela morte criminosa e 38 milhões como indenização bem punitiva, até chamando a atenção de Jared Kurtin, o advogado de defesa da empresa que se rendeu ao veredito.

A dinheirama toda não era para ser paga na hora, mas a empresa teria 18 meses para fazer o pagamento e até lá seria uma lida bem engenhosa da empresa e de muitos vilões e mocinhos que vamos ver adiante, onde se desenrola mesmo o enredo do livro.

Pela madrugada a fora, Trudeau sem sono faz o que pode para reverter o caso e recebe uma ligação do senador Hudd, que tem a solução para o problema de Carl e da Krane.

Barry Rinehart era o nome da fera que tinha os meios, não tão legais para ajudar na lide, mas precisaria de mais reforço, este indicou Troy-Hogan, sigilosos e perspicazes, trabalhavam às escuras e pelas tangentes para mudar a corte em apenas um juiz, isto também mudaria o rumo da coisa toda.

        Boca Raton é a cidade da Flórida onde acontece a negociação que por uma pequena soma de 8 milhões de dólares acaba por se concretizar, mas isto seria só o início da coisa. Aqui embola o meio de campo e conhecemos através de duas outras pessoas, não muito relevantes no momento, Ron Fisk, advogado e bem conceituado, cheio de boas intenções, indicado como o mais honesto e ilibado dos meios jurídicos para o cargo de juiz da suprema corte.

Também vamos nos familiarizar com a juíza Sheila McCarthy, honrada e tranquila, sem muito dinheiro, sem intenções maldosas, mas candidata ao cargo na corte, concorrente para Ron, que se abastece de dinheiro e de bons aliados e começa a agir nos bastidores. Agora vamos ao vilão, Clete Coley, maroto e encrenqueiro, não gostava de tribunais e nem de boas intenções este era, acabou por prejudicar a juíza, na verdade foi usado de bode expiatório da Troy Hogan, que também patrocinava às escuras a juíza, aquele que era irrelevante, mas agora precisa entrar em cena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com