TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO - REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO “REVOLUÇÃO DOS BICHOS”

A revolução ocorre na chamada Granja do Solar, situada próxima da cidade de Willingdon, na Inglaterra, que tem como proprietário o Sr. Jones, esta posteriormente irá se tornar a “Granja dos Bichos”. A história começa com Major, um porco de doze anos, membro da granja que era muito respeitado por todos,  sempre sonhou no dia em que todos os bichos poderiam se desvincular dos humanos (seus donos) que os impunham a escravatura, para serem livres. Major propõe aos animais da granja que deve acontecer uma revolução e ser posto em prática o Animismo, (uma analogia ao Comunismo), no qual todos os animais irão trabalhar para si mesmos, e que não precisariam ser novamente explorados pelos humanos (todos serão auto-suficientes). Relata que teve um sonho e neste havia um mundo onde o homem não existia, então canta “Bichos da Inglaterra”, uma música que sabia desde criança.

Tempo depois, Major morre, e os dois porcos: Bola-de-Neve e Napoleão ficam por concretizar as ideias do Major. Colocando em prática a ideia do Animismo, Bola-de-Neve escreve “sete mandamentos” para serem seguidos pela granja a partir da revolução, são eles: “1.Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; 2.Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; 3.Nenhum animal usará roupas; 4.Nenhum animal dormirá em cama; 5.Nenhum animal beberá álcool; 6.Nenhum animal matará outro animal; 7.Todos os animais são iguais”. No entanto, Napoleão aos poucos foi alterando todos os mandamentos.

Certo dia, o dono da fazenda não alimentou os animais e estes se revoltaram, na tentativa de invadir o depósito onde os alimentos estavam, Sr. Jones e seus ajudantes perceberam a invasão dos animais e saíram a chicoteá-los. Revoltados com tal situação os animais foram à luta e, quando eles menos esperavam, conseguiram expulsar Sr. Jones e sua esposa da Granja do Solar. 
É um novo começo de uma nova vida para os animais. Todos vão para o campo trabalhar, o trabalho será dividido igualitariamente bem como o fruto deste. Os porcos, os únicos que sabiam ler e eram tidos como os animais inteligentes da Granja, ficaram responsáveis pela organização da nova comunidade, seguindo os mandamentos do animalismo e apesar de serem “superiores” no quesito cultura e inteligência, sempre se consideravam iguais a todos. Tudo vai bem. A Granja até muda o seu nome para “Granja dos Bichos” e até fabricam uma bandeira verde com um chifre e uma ferradura no meio, sendo este símbolo adotado como o do Animalismo. (Perceba que o autor faz referência ao Comunismo na bandeira). 
Intrigas acontecem entre Bola-de-Neve e Napoleão, seu assitente, que trai o amigo dominado pelo desejo de poder expulsando-o da granja. Assume assim a administração da granja, mostrando-se ser justo e competente. Aos poucos a escravidão dos animais ressucita. Mas agora eles não trabalham mais para os seus donos e sim para os porcos. Surge uma desigualdade social na Granja, onde os cachorros e porcos serão, “uma nova burguesia” e o resto dos animais seus “escravos”. Começa a construção de um moinho de vento. Napoleão anuncia que agora iriam passar a ter relações comerciais com outras granjas, para obterem recursos usados no moinho. Os animais questionam, alegando que isso era contra os mandamentos impostos após a revolução. Certo dia, o moinho de vento amanheceu totalmente destruído, Napoleão acusa Bola-de-Neve de ter o feito e oferece recompensas por sua captura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com