TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme Getulio

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  5.489 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade  Estácio Fib[pic 1]

Curso :Direito      Turno: Noturno          Período: 1º

Docente:  Jair                Disciplina : Historia do Direito Brasileiro

Relatório Filme Getúlio

Trata-se dos últimos dias de vida do presidente Getúlio, perseguido por seus opositores e por alguns de seus apoiadores após a descoberta de que membros de sua guarda se envolveram no atentado contra Carlos Lacerda, seu maior inimigo político.

Após o ocorrido, o próprio Lacerda publica em seu jornal um editorial pedindo a renuncia do presidente. Enquanto isso, a oposição não dava trégua e era cada vez mais forte e numerosa.

A permanência de Getúlio no poder estava ameaçada, a economia enfrentava problemas graves com a disparada da inflação e generais recolhiam assinaturas e realizavam manifestos  com o intuito de forçar uma renuncia por parte do presidente.

Getúlio sofre forte pressão e acusações inclusive de lavagem de dinheiro, sem encontar uma solução que lhe favoreça na própria Constituição, decide reunir seu ministério  onde muito angustiado comunica seu licenciamento do governo, até a conclusão do inquerito ao qual se dizia inocente.

No entanto os militares não aceitam seu licenciamento e comunicam a imprensa que o presidente foi deposto.

Após saber que estava deposto o presidente se mata com o tiro no coração em seu leito, e deixa uma carta testamento explicando a atitude do seu ato, onde aponta uma conspiração de grupos internacionais, e termina com a frase “ Saio da vida para entrar na  História”.

É o relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com