TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Getúlio Vargas

Dissertações: Resenha Do Filme Getúlio Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  5.727 Visualizações

Página 1 de 2

Getúlio o filme

No Brasil ocorreu um período conhecido como a Era Vargas, que teve inicio em 1945 dando inicio a uma nova forma de governo brasileiro.

Quem atuou neste governo como presidente foi a figura de Getúlio Vargas, conhecido nacionalmente como o “pai dos risos e a mãe dos pobres” devido a alta capacidade de jogar nos dois lados na elite burguesa que forma a classe de ricos e no proletariado que é a parte mais pobre de uma nação. Naquela época Vargas fez uma revolução no governo brasileiro, tomou posse da presidência da republica, onde implantou o estado novo, conhecido como a “ditadura” Vargas, onde o que acontecia era bom para a elite brasileira.

Na Era Vargas foi conquistado vários benefícios para o proletariado, como o decimo terceiro salário, auxilio desemprego, licença maternidade, salario mínimo, enfim muitas leis trabalhistas que beneficiam os trabalhadores.

Ditador, Ele próprio confessa ter admitido ter rasgado duas constituições enquanto esteve no comando, com o objetivo de manter se no poder. Ao mesmo tempo retornou a presidência do país graças ao voto em pleno ato democrático. Tamanha contradição se reflete não apenas na oposição feroz, mas no próprio personagem.

Com o assassinato de Getúlio Vargas, o corrido em 24 de agosto de 1954, é daqueles momentos que marca a historia de um país. Ainda mais se for o Brasil, cuja fragilidade institucional fez com que duas ditaduras assumissem o governo em menos de quatro décadas. Entre tanto foi deixado a historia politica á parte.

Conclusão:

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja, 19 de abril de 1882 — e faleceu em Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954. foi um político brasileiro, chefe civil da revolução de 1930, que pôs fim à chamada República Velha. Foi por duas vezes presidente da República do Brasil. Foi denominado por seus simpatizantes "pai dos ricos e mãe dos pobres", e denominado pelas pessoas de sua proximidade como "Doutor Getúlio".

Governou o Brasil de 1930 a 1934 no governo provisório; de 1934 a 1937 no governo constitucional, eleito pelo Congresso Nacional; de 1937 a 1945 no Estado Novo; e de 1951 a 1954 como presidente eleito pelo voto direto.

Sua doutrina e seu estilo político foram denominados de getulismo ou varguismo. Seus seguidores, que até hoje existem, são chamados getulistas.

Foi assassinado com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.

Sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com