TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Por:   •  8/3/2016  •  Resenha  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  2.235 Visualizações

Página 1 de 3

AC-F3 – Relatório ou Resumo de Atividade Complementar [pic 2][pic 1]

Nome Completo:Glaucia dos Santos Peca

RA: 6614357097

E-mail:gpecaglaup@yahoo.com.br

Data:22/02/2015

Curso:Pedagogia

Série:3ª série

Relatório ou Resumo Referente à Atividade Desenvolvida

Resumo do Livro

O que é leitura?

Autora: Maria Helena Martins

O ato de ler é normalmente relacionado a escrita e o indivíduo é conhecido ou reconhecido como indivíduo que decifra palavras, basta porém decifrar palavras para acontecer a leitura?

como podiamos explicar as expressóes de uso corrente?

Fazer a leitura de um gesto, de uma situação, ler a mão, ler o olhar de alguém, ler o tempo e o espaço, isso indica que o ato de ler vai além da escrita.

Nós nos contentamos por preguiça, em ler superficialmente, em outras palavras passar os olhos, nós não acrescentamos ao ato de ler algo mais de nós mesmo além de gestos mecânicos de decifrar os sinais.

Sobre tudo se esses sinais não se ligam de imediato a uma experiência, uma fantasia, uma necessidade nossa. Isso é uma reação que temos quando não há interesse no momento. Um discurso político, uma conversa, uma língua estrageira, uma aula expositiva, uma peça musical, um livro. Sentimos-nos isolados do processo de comunicação que essas mensagens estaram desligadas.

E a tendência natural é ignora-las como se nada tivessem a ver com nosco.

Por razões como esta, ao começarmos a pensarna questão da leitura, fica um monte de agradecimentos a " Paulo Freire";:

" A leitura do mundo precedi sempre a leitura da palavra, e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele"

Alguns pesquisadores da língua em crescente convicção diz, que aprendemos a ler lendo.

O conhecimento da língua não é suficiente para leitura se efetivar, aprendemos a ler a partir do nosso contexto pessoal e temos que valoriza-lo para podermos ir além dele.

Com isso aprendemos que a leitura é a fonte do conhecimento e da sabedoria, no qual o indivíduo leitor se torna informado dos acontecimentos.

Ler é uma das competências mais importante, não basta identificar as palavras, mas fazer com que elas tenham sentido, significado, compriender, interpretar, relacionar e reter o que foi relevante.

Um texto possui vários níveis de leitura sensorial que é a forma de transmitir um aspecto de sensação, despertando assim o interesse do leitor o emocional que tem como objetivo emocionar o leitor.

Fazendo com que o leitor se envolva nos sentimentos, sofrimento e alegrias,  e a racional que tem finalidade de levar o leitor a fazer uma proposta crítica do texto.

na realidade a verdade é que ninguém ensina ninguém a ler, este é um processo que se desenvolve conforme o esforço de cada um, a falta de práticar leitura desenvolve a frustração e a dependencia de outro ser.

percebendo que o conceito de leitura é muito amplo e complexo para entender não basta somente procurar no dicionário o significado das palavras, porque ler tem uma série de práticas e experiências, por tanto é necessário considerar diversos aspectos, exemplo: como a idade do leitor, suas necessidades de leitura, seus gestos, suas habilidades, maneira de ler, instrumentos e processos que fazem a interpretação, no entanto ler é considerado tudo aquilo que envolve o mundo do indivíduo leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (353 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com