TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rescisão em processos civis

Abstract: Rescisão em processos civis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Abstract  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

1 Conceito

Coisa julgada é a qualidade conferida a sentença judicial contra a qual não cabem mais recursos, tornando indiscutível e imutável. Podendo ser formal, que consiste na consequência de preclusão de recursos, porem só tem eficácia dentro do processo que surgiu. E tem a coisa julgada material que impede que a sentença seja modificada naquele mesmo processo ou em qualquer outro que seja da mesma matéria, quando se tratar de mérito.

Entretanto existem as exceções.

Sendo a mais importante no processo civil, a ação rescisória, que permite a modificação na sentença no prazo de dois anos após o transito em julgado, mas somente na ocorrência de problemas graves que possam ter impedido uma decisão adequada.

Ocorre também a exceção de coisa julgada em processos que tratam de relação continuativas, como o pagamento de pensão alimentícia (art. 471, inciso I, do Código de Processo Civil).

Nos casos de investigação de paternidade, recentemente, criou-se a exceção de coisa julgada em processos de época anterior a existência de exame de DNA, esta exceção porem, não foi criada pela lei, mas sim um entendimento do Superior Tribunal de Justiça que o exame de DNA constituiria novo documento para fins de ação rescisória, nos termos do artigo 485, inciso VII, do Código de Processo Civil.

JURISPRUDÊNCIA

Processo:

APL 75572520078070001 DF 0007557-25.2007.807.0001

Relator(a):

JOSÉ DIVINO DE OLIVEIRA

Julgamento:

25/04/2012

Órgão Julgador:

6ª Turma Cível

Publicação:

04/05/2012, DJ-e Pág. 223

1.1.1 Ementa

PROCESSO CIVIL. COISA JULGADA. MANDADO DE SEGURANÇA. IDENTIDADE. AÇÃO DE CONHECIMENTO. EXTINÇÃO. PEDIDOS SUCESSIVOS. IMPROCEDÊNCIA. SEGURANÇA JURÍDICA.

I. A COISA JULGADA MATERIAL, CONFIGURADA PELO ESGOTAMENTO DOS RECURSOS CABÍVEIS CONTRA A DECISÃO DE PROVIMENTO FINAL, IMPEDE A RE-PROPOSITURA DE DEMANDA IDÊNTICA, ENTENDIDA COMO AQUELA QUE TIVER AS MESMAS P ARTES, A MESMA CAUSA DE PEDIR E O MESMO PEDIDO, CONSOANTE ART. 301, § 2º, DO CPC.

II. A ALEGAÇÃO DE QUE A NATUREZA E O RITO ESPECIAL DA AÇÃO MANDAMENTAL IMPEDIRIAM A CONFIGURAÇÃO DA COISA JULGADA NÃO ENCONTRA QUALQUER RESPALDO FÁTICO OU JURÍDICO.

III. DEMONSTRADA A TRÍPLICE IDENTIDADE, IMPÕE-SE O ACOLHIMENTO DA EXCEÇÃO DE COISA JULGADA, EXTINGUINDO-SE O PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO, COM RELAÇÃO AOS PEDIDOS IDÊNTICOS.

IV. AS PRETENSÕES SUCESSIVAS REMANESCENTES, EMBORA NÃO ACOBERTADAS PELA COISA JULGADA MATERIAL, DEVEM SER JULGADAS IMPROCEDENTES, EM RESPEITO A AUTORIDADE DO RESULTADO ALCANÇADO NO PROCESSO ANTERIOR.

V. NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO.

1.1.2 ACORDÃO

CONHECIDO. DESPROVIDO. UNÂNIME

1.1.3 RESUMO ESTRUTURADO

PROCEDÊNCIA, EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com