TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Curta Metragem

Por:   •  26/5/2018  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  1.510 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

O curta-metragem espanhol Alike: "Iguais" (2015) dirigido por Daniel Martínez Lara e Rafael Cano Mendez, trata do paradigma do trabalho na sociedade, demonstrando de que forma isso influencia o seio familiar, sobretudo, a criação dos filhos.

A história se passa numa metrópole tradicional onde um pai tenta a todo custo criar seu filho a sua imagem e semelhança. A criança com seu senso de curiosidade (como é peculiar nessa fase da vida) está sempre atenta aos detalhes das coisas: desde observar um músico tocar seu instrumento no centro da cidade a tentar realizar uma reles atividade de classe de forma diferente. No entanto, ela é cerceada de todas as formas na sua imaginação e nos seus gostos, tanto na sua vivencia com seu progenitor quanto no ambiente escolar.

A ideia da tentativa de quebra de padrões por parte da criança, mesmo em desacordo com as atitudes do pai, está bem marcando na obra. Em certa passagem, ela sempre deseja parar e vislumbrar o talentoso violinista presente no centro da cidade, mas seu pai rapidamente a arrasta direto para a escola. O pai, cuja rotina estafante da sua labuta esgota suas energias e tira suas "cores" ( os autores brincam com esse ponto de perder/ganhar a cor de acordo com o estado de espírito), certamente comete certas atitudes por ter sido exatamente talhado nesse tipo de sociedade mecanicista no qual o curta-metragem está inserido.

A obra tem sua relevância na medida em que apresenta uma problemática bem atual e que conseguimos nos enxergar inserida nela. Outro filme, como o Tempos Modernos - Charlie Chaplin, apresenta uma problemática semelhante do homem como mera engrenagem de um sistema burocrático mais amplo.

O curta-metragem se destina a todos aqueles educadores ( ou não) que desejem ter uma noção clara de como as relações de trabalho podem influenciar as nossas famílias. Recomenda-se a reprodução da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com