TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre o Filme "A vida de David Gale"

Por:   •  22/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DO FILME A VIDA DE DAVID GALE

MAGALHÃES, Anne Lyse1; HOFFMANN, Carolina2; GERKE, Emili3

ALICE, Cattelan4

 

RESUMO – O artigo presente ira suscitar uma análise sobre o filme “A vida de David Gale”, dirigido por Allan Parker tendo como protagonista Kevin Spacey, Kate Winslet e Laura Linney. Roteirizado por Charles Randolph que buscou transmitir as críticas que o sistema prisional do Texas sustentou, explicitou as mesmas expondo a história de David Gale (Kevin Spacey), um professor renomado que era totalmente contra a pena de morte exercida no Texas, e que acabou sendo condenado por uma acusação falsa de assassinato e estupro de sua amiga Constance. Ao longo da trama, quando começa a se fazer vigente o enquadramento do real, fica claro que era tudo parte de um plano de Gale e seus amigos.

Trabalho submetido em: 29/08/2019 e         aprovado em: 12/09/2019

INTRODUÇÃO

A pena de morte ainda é um assunto muito polêmico e discutido por vários séculos. Em torno de 60 países ainda usam essa sentença, no Brasil a constituição ainda prevê a pena de morte em casos de crimes cometidos em tempos de guerra, como traz o inciso 47 do artigo 5° da Constituição Federal: “não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada”.

Essa punição é a mais antiga já registrada, e com a evolução da sociedade a pena capital acabou sendo vista por muitos como incoerente e ultrapassada, mas alguns ainda a defendem com o argumento de ser o meio mais eficaz de controle social. Embora pareça um tema obsoleto, ele nunca foi esquecido totalmente.  

              Se utilizando de cenas fundamentais o enfoque do artigo é mostrar como a pena de morte retratada no filme é falha, e assim ter um posicionamento sobre tal.

A PENA DE MORTE

             Apesar de ocorrer desde os primórdios, a pena de morte ainda é um assunto que causa muita refutação nos dias atuais. É um tipo de condenação que vai de acordo com a lei e sistema jurídico de cada região e que prega pela eliminação de criminosos como forma de solução.

              O sistema condenatório do Estado do Texas viola um dos principais direitos previsto no artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos Humanos no qual diz respeito ao direito à vida. A pena de morte é totalmente contraditória ao estabelecido em lei , e por ser algo que é decidido pelos humanos, ela sempre estara sujeita a erros, ou seja, as chances de se executar alguém inocente sempre serão plausíveis, tendo isso em pauta, Luigi Ferrajoli em seu livro “Direito e Razão” no que diz respeito a prudência de malfeitoria, argumenta que  a pena deve ser “necessária” e “a mínima dentre as possíveis” complementando, o art. 8º da Declaração de 1789 ja nos diz que: “A lei não deve estabelecer mais do que penas estritamente e evidentemente necessárias”.

             No Brasil a execução seria “impossível”, uma vez que o mesmo defende o direito à vida.

DAVID GALE

             Fotografia

[pic 2]             

Fonte:https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwiZhNrPubDkAhVbHLkGHRmRA9UQjRx6BAgBEAQ&url=https%3A%2F%2Fhistoriasexistemparaseremcontadas.blogspot.com%2F2019%2F06%2Ffilme-vida-de-david-gale.html&psig=AOvVaw1vSK780rfUsvK7mGTcRKd6&ust=1567455691311359

              O personagem principal era o professor de filosofia David Gale, um crítico que se posicionava contra várias questões, em principal a pena de morte.

              O filme teve fundamento em uma das obras que Gale elaborou para provar que a pena de morte era falha, no qual ele usufruiu da teoria lacaniana. Essa teoria trabalha em torno do surreal, ou seja, naquilo que não existe, e exatamente por isso que se denota estranhesa, pois é algo que vai além da realidade, portanto, no momento em que ele redigiu o livro ele queria demonstrar algo que ele queria provar.

             O personagem tenta persuadir ou convencer o telespectador desde o início. Usando de boa argumentação, no desenrolar do filme Gale vai contar sua história sob a ótica dele, ficando no campo da retórica em toda a trama pois ele não permite que ninguém fale.

   O DEBATE COM O GOVERNADOR DO TEXAS

     Fotografia

   [pic 3]

     Fonte: https://youtu.be/nJclgQ_fjas

      Durante o debate entre David Gale e o governador do estado do Texas a respeito da pena de morte, se percebe que o olhar do governador perante Gale é de autoridade, e se denota a falta de aceitabilidade, ou seja, esta emitido no rosto do governador o olhar de quem tem razão.

       Nas tentativas de defender e ir contra a pena de morte, se fará presente o argumento de autoridade.

       O argumento real do governador quando diz “olho por olho, dente por dente”, prova a verossimilhança através de um dizer bíblico, e Gale em contrapartida na tentativa de invalidar os argumentos do governador, se utiliza de outros recursos que também são verdadeiros perante a visão dele, então apela para Gandhi dizendo que a antiga lei, olho por olho, dente por dente, cega a todos. E aí se da o argumento de autoridade, pois se percebe o real contra o real.

       Vale ressaltar ainda que Gale utiliza de recursos como estatísticas apontadas por especialistas e na tentativa de desqualificar o governador ele o compara a Hitler.

        Ainda nesse momento, Gale usufrui de pressupostos comuns sobre a pena de morte ser falha, ou seja, ele usa de argumentos que não são provados, e isso ocorre quando o governador questiona o argumento de Gale pedindo para ele apontar um inocente que foi morto e o mesmo simplesmente se cala, invalidando seu próprio dizer de que a pena de morte é falha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (776.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com