TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Filme A vida de David Gale

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Samira Amaral - RA: 210659

Disciplina: Ética Profissional

Professor (a): Joyce Cozza

RESENHA CRÍTICA DO FILME “A VIDA DE DAVID GALE”

Com base na análise do filme, foi possível perceber que David e sua amiga Constance eram contra a pena de morte, visto que, muitos inocentes tinham suas vidas ceifadas.

No filme David foi preso acusado de assassinar Constance, entretanto, ele tinha provas de que não havia cometido tal crime, mas, para que ele fosse capaz de defender seu ponto de vista crítico em relação a pena de morte, e ainda para não expor o fato de que sua amiga na realidade se suicidou. Neste contexto, David e Constance decidiram se sacrificar para que provassem que o sistema tão idolatrado pelo governo, na verdade era falho e que condenava até mesmo inocentes pelo simples fato de que o governo queria mostrar aos demais membros daquela sociedade, que eles tinham o poder de decidir quem viveria e quem morreria, para que assim pudessem manter tudo sobre seu controle. Em relação a isso, é preciso indagar a viabilidade de condenar um inocente a pena de morte, pois, nessas circunstâncias o Estado não seria capaz de se redimir ou mesmo reparar o dano causado.

De acordo com os acontecimentos do filme, é possível adentrar neste tema onde se percebe que o poder é consagrado ao Estado para que possam condenar criminosos à pena de morte de uma forma “legal”. Levando em consideração que assim como no caso de David e Constance, é possível que haja erros em relação a apuração e elucidação dos fatos, ou seja, uma pessoa pode acabar sendo morta de forma errônea.

Desde tempos primórdios a pena de morte vem sendo aplicada de modo que os interesses do governo sejam atendidos.

Ao analisar o código de ética, levanta-se uma questão, “com que direito o Estado pode tirar a vida de outra pessoa?”. Aplicar a pena de morte não é uma forma de manter a ética, visto que, ao falar de ética, acometem-se os conceitos de dignidade, liberdade, igualdade e integridade dos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com