TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A autonomia sob a perspectiva reformista (JOTA)

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA (Comentário crítico)

Iris Stéphanie Garcia Gonçalves

Texto: Minicurso sobre Teletrabalho.

Autora: Iris

A reforma trabalhista trouxe muito debate e questionamento sobre todas as mudanças, ainda é muito cedo para dizer se foi um avanço ou retrocesso social como um todo, o que sabemos é que ainda há muita discussão a respeito e muita coisa ainda irá mudar.

O que se sabe ao certo é que em alguns pontos as mudanças foram positivas sendo assim um avanço e em outros pontos essas mudanças trouxeram sim um retrocesso social.

O minicurso sob o tema do Teletrabalho com o objetivo de mostrar as novidades do tema e abordar a constitucionalidade e legalidade do instituto que é novo na CLT.

- Artigo Teletrabalho à luz da reforma trabalhista:

O teletrabalho tem pontos positivos e negativos, sendo certo que, somente o tempo dirá quais deles mais se destacarão na dinâmica laboral.

Pensando na hipótese de o trabalhador com mobilidade reduzida conseguir se inserir no mercado de trabalho através do regime de teletrabalho, seja em domicílio, em escritório ou onde estiver, que o trabalhador poderá ter maior flexibilidade de horário, poderá gerar economia tanto para o trabalhador quanto para o empregador que terá o custo de manter uma empresa reduzido, então será um avanço, assim como o próprio instituto que se modernizou, porém se o trabalhador extrapola habitualmente sua jornada e não recebe a respectiva contraprestação, se não consegue se concentrar por fatores externos, se não tem fiscalização no ambiente laborado e venha a sofrer um acidente de trabalho, então será um retrocesso social.

Sob essa perspectiva, se os pontos positivos se sobressaírem, teremos avanço social; se os negativos, retrocesso social.

O princípio que temos que observar nestes casos será o da progressividade ou da vedação do retrocesso social que impõe a certeza de que não pode haver retrocesso quanto se trata de direitos sociais e também fala sobre o progresso ininterrupto e uma luta contínua pela melhoria das condições de trabalho e direitos sociais.

Assim sendo, a norma infraconstitucional pode sofrer alterações, desde que essa alteração não afete o direito garantido ao trabalhador, não pode retroceder, reduzindo o patamar de direitos sociais. Se tirar um benefício de alguma forma, tem que ser substituído por algo melhor e não inferior.

A disciplina do teletrabalho é nova, de modo que diante dos supracitados pontos positivos e negativos, somente a prática deste instituto no universo das conflitantes relações trabalhistas revelará, com segurança, se será um elemento positivo ou negativo na elevação ou precarização dos direitos sociais trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com