TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Vídeo “Preconceito linguístico- 20 anos”

Por:   •  25/9/2022  •  Dissertação  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de direito 1º período

Turno matutino

Aluno (a): Camille Dias da Cruz

Disciplina: Direito, Linguagem e Interpretação

Prof. Leidiane Dourado

Semestre 2022.2

Resenha sobre o vídeo “Preconceito linguístico- 20 anos”

        Trata-se de um vídeo comemorativo, pois ele é uma das homenagens do Marcos Marcionilo, sócio editor da Parábola editorial, editora responsável pelo livro: “Preconceito linguístico”, de Marcos Bagno, publicado em 1999, contendo 352 páginas, que estaria comemorando 20 anos de lançamento. É retratado no vídeo informações sobre o livro, questões sociais relacionadas ao preconceito da fala e também sobre a forma em que o autor se expressa em suas obras.

         Marcos conta que o livro foi, basicamente, uma junção de textos que ele usava em palestras sobre essa temática, resultando assim, nessa grande obra que ainda está tão atual nos dias de hoje. Esse escritor é conhecido por carregar uma forma de escrita muito sintética de fácil entendimento, onde todos podem ter acesso ao conhecimento desse tema, e esse foi o principal foco de Marcos, ao escrever esse livro, leva-lo a todos os indivíduos, para que o conhecimento seja propagado, independente de classes ou níveis educacionais. O autor evidencia a temática dos preconceitos linguísticos, no âmbito histórico frisando o fato que a língua falada era considerada algo caótico e o padrão seria reproduzir o que foi escrito, através da fala. Aborda-se o fato em que o preconceito linguístico não está diretamente associado a fala, e sim a questões sociais, como a classe social do indivíduo, cor de pele e entres diversas situações que dão origem a esse ato. O literato, traz o conceito de preconceito e preconceito linguístico propriamente dito, “o preconceito linguístico é formado de ideias, que foram sendo construídas dentro de determinada cultura e acaba virando senso comum” – diz Marcos Bagno.

      A abordagem trazida por esse vídeo é de extrema relevância para a sociedade, pois o tema é pouco discutido e aprofundado hoje em dia, o bate papo trouxe bastante conhecimento, de forma objetiva e concisa. A parte mais relevante, em minha opinião, é a questão social relacionada a forma de falar, o fato de existir um grupo social que não se “adequa” aos padrões que os mais letrados impõem, não significa que são inferiores ou motivo de chacota e sim resultados de uma realidade vivenciada por um grupo de pessoas exclusivo. Outro ponto importante é a diferença entre os conceitos de preconceito e descriminalização, onde o ponto de vista do autor é assertivo ao trazer a ideia que, preconceito é de fato você pré conceituar algo, tirar conclusões precipitadas de determinada pessoa ou de alguma situação, a descriminalização é como uma ação a partir do pensamento pré conceitual.

      Vale a pena assistir ao vídeo, ele se encontra no canal do youtube, “Parábola Editorial”, é um conteúdo rico em conhecimento sobre esse assunto.

         

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (155.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com