TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha ambiental Memórias da educação ambiental

Por:   •  2/7/2017  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha  ambiental

Memórias da educação ambiental

O meio ambiente vem sendo tranformado a cada momento da historia a cada década vem se adptando as modificações da sociedade e a sociedade se adptando as leis ambientais que surgiram para garantir um contole do mode de se explorar o meio ambiente.

A primeira lei específica sobre meio ambiente surgiu apenas em 1981, com a Política Nacional de Meio Ambiente. Até então, o máximo que era exigido dos empreendedores era a indenização dos donos de terras que seriam afetadas pela obras. De lá para cá, surgiram várias leis e decretos para disciplinar a questão, como as audiências públicas e a compensação ambiental.

Sendo por esse meio coercitivo que o estado tenta ter mais controe contra a paluiçao, desmatamento descontrolado, e outros tipos de poluição como as fabricas que descartao resíduos ,contaminando o solo e os rios com as leis ambientais eles tem que ter um descarte correto dos resíduos conto daminantes.

No século xx o meio ambiente lutas no Brasil principalmente contra o desmatamentoda  da mata Atlântica, as contruçoes de  mais usinas hidrelétricas, o controle da pesca em períodos de reprodução (piracema), debates para a prevenção da extinção de algumas  espécies.

Já no século seguinte  continua a luta  contra o desmatamento na floresta a Amazônica e não conseguimos barrar a construção de de mais uma hidrelétrica e ameaça de usina nuclear, o governo se aperfeiçoou na roubalheira. Tendo esta grande dimensões no dias atuais grande espaço na mídia, rádios e televisão e jornais cada vez mais falam da delação premiada e dos grandes roubos dos políticos que de uma forma indireta também afetam o meio ambiente.

o indivíduo voltou sua atenção para a água, o ar e a vida selvagem.

Em 1971 foram realizados o Acordo de Copenhague, sobre cooperação entre estados escandinavos na luta contra a poluição do mar, a Convenção de Bruxelas, para a criação de um fundo de indenização para danos similares, e a Convenção de Ramsar, sobre a conservação das zonas úmidas de importância internacional.

Já em 1972, o destaque se deu para a Convenção de Londres, cujo fito foi a proteção das focas da Antártida, a Conferência de Estocolmo, que marcou o início da moderna formulação da questão do meio ambiente global, como objeto de políticas públicas, a Convenção Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, sobre a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, e, também, ao chamado Relatório do Clube de Roma, que vendeu trinta milhões de exemplares e contribuiu para despertar a atenção do mundo sobre a importância dos recursos naturais, modelos de consumo e crescimento demográfico.

A ONU  em 1974 a pubicaçao da  Carta dos Direitos e Deveres Econômicos dos Estados,em 1978 surgiram os princípios de conduta relativos à conservação e utilização harmoniosa dos recursos naturais compartilhados por dois ou mais Estados.

A conservação da vida selvagem e do meio natural se deu na convenção de Berna .

 Convenção de Genebra, que criou um quadro europeu de cooperação em matéria de poluição atmosférica de longa distância.

 as décadas de 70, 80 e 90 foram o despertar das nações para a preocupação com o meio ambiente, porém, há de se enaltecer o fato de que a problemática com os recursos naturais, nestes períodos, foi caracterizada pela participação quase que somente de países ricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com