TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha capítulo V - O povo Brasileiro

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 2

 No ultimo capitulo do livro 'O Povo brasileiro', conclui o Brasil foi formado primeiramente com um sistema escravista , contendo os índios e os negros vindos da áfrica, onde o interesses desses povos nunca foram aceitos, pois os interesses maiores estavam ligados a exportação. Quanto mais negros e mais índios eram comercializados, maior era o lucro e a produção, pois através desses indivíduos a força de trabalho aumentava.  Na epoca nao havia nehum tipo de direito do trabalhador, nem mesmo os mais básicos, como por exemplo direito de vestir-se.
A sociedade da época possuía diversas etnias, marcadas pela mestiçagem, pela dizimação dos povos escravizados.
 A mistura de povos mestiços, com mulatos, caboclos, europeus, japoneses, e até mesmo os árabes  geraram  a etnia brasileira.
Há um grande preconceito vindos dos imigrantes em relação ao povo brasileiro, pois a maioria deles consideram que a pobreza do Brasil esta relacionada com o fator racial, a religiao católica e também a língua portuguesa.  
O povo brasileiro possui características marcantes, vindas de outros povos, atribuindo um espírito aventureiro, leal e também anotada pela inatividade. A junção de todas as características introduzidas não tiveram resultados bons e ruins.
Umas dos resultados ruins esta no atraso da civilização em si, da forma de organização social, e a grande massa de trabalhadores que são e sempre foram grandemente exploradas sob o julgo da classe dominante que negava a ter uma reforma na sociedade.
No ultimo capitulo do livro, o autor também faz um questionamento  do porque o Brasil, que possuía tantas condições de se desenvolver, acabou por fim um país de certa forma subdesenvolvido.
 O povo Brasileiro é um povo que veio da miscigenação, e com o tempo foi adquirindo uma verdadeira identidade. Um povo que possui uma homogeneidade na sua língua e que olha sempre para um futuro, um futuro de esperança.  Somos comparados com a Roma, mas uma Roma de certa forma tardia. Apesar de tardia, estamos sempre em busca de melhorar, de aprimorar as nossas tecnologias para gerar uma potente e independente economia.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com