TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o Povo Brasileiro

Por:   •  10/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das letras, 1995. Disponível em: <https://youtu.be/jkQu1EzwkwQ> Acesso em: 05. Dez. 2017.

Darcy Ribeiro (1922-1997) nasceu em Montes Claros, em Minas Gerais, no dia 26 de outubro de 1922. Filho do farmacêutico Reginaldo Ribeiro dos Santos e da professora Josefina Augusta da Silveira. Estudou no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e no Ginásio Episcopal de Montes Claros. Mudou-se para São Paulo e ingressou na Escola de Sociologia e Política, graduando-se em 1946, no curso de Ciências Sociais.

O distanciamento das classes dominantes e dos subordinados se criou desde que os portugueses chegaram ao Brasil, começaram as diferenças entre eles e os indígenas, depois com os africanos, essas várias misturas que formam o brasileiro, mistura português com índio, negro com portugês etc...que começa a construir uma nova cultura e também um novo país onde houve um pânico das elites desde aquela época até hoje das classes oprimidas. O novo mundo com a matriz Tupi, os inumeráveis povos indígenas que os portugueses encontraram no Brasil, que a princípio eram muitos e receptivos e viviam de uma maneira onde tudo que precisavam para viver eles tinham e conseguiram sobreviver, construíram as suas moradias, plantavam, comiam, caçavam, faziam seus próprios instrumentos de trabalhos e de Guerra. Havia paz na comunidade, apenas com algumas diferenças de tribo para tribo. Na antropologia eles matavam o guerreiro, cozinhavam comiam, nos costumes deles era comer a valentia, porém, pessoas consideradas covardes eles não comiam, só matavam. Logo depois que os portugueses chegaram, o centro das atenções começou a ser a coroa, e dentro desse centro de atenções havia a igreja que tinha um grande poder na época, inclusive com o Santo Ofício. Para os portugueses, as tradições e costumes dos índios não valiam de nada, já para o povo indígena o que valia era bravura, beleza criatividade. Eles apresentavam a solidariedade vivendo dentro das suas tribos comunitariamente, eram feitas enormes ocas onde todos viviam em perfeita harmonia, cada um com seus afazeres, homens e mulheres com suas tradições de uma forma pacífica, surgia para eles a cristandade com o pecado, depois veio as enfermidades dos brancos que foi o grande motivo de extermínio dos índios veio também a escravidão. Os portugueses se definiram como agentes da civilização, em domínio dos bons sobre os maus, e esta é a cultura que os portugueses passaram. Porém, os índios conservavam a sua humanidade e até o fim defendiam sua cultura, seus costumes etc. Os negros quando foram trazidos da África eram colocados em senzalas, ambos vindo de lugares diferentes, com dialetos diferentes para que não conseguissem se comunicar uns com os outros, dessa forma eles não conseguiram se entender o negro e índio hoje são metade da população do país, os portugueses queriam tirar os costumes dos africanos e dos índios. Foi um grande preço que eles tiveram que pagar pelo etnocidio cometido. O filme apresenta a imagem de um Brasil constituído através da mistura, composta no encontro entre povos, mas esses encontros foi e são marcados sobre conflitos. Essa relação de conflitos são de fundamental importância quando se fala da formação do povo brasileiro, aspectos que explícita que é um mito pensar na formação do Brasil. A cultura brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com