TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro "O Que É Uma Constituição?"

Por:   •  22/3/2023  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

"O Que É Uma Constituição?" é um livro escrito pelo renomado jurista brasileiro Paulo Bonavides, que explora o conceito de Constituição em seus diferentes aspectos. O livro é uma obra fundamental para aqueles que desejam entender a importância da Constituição no mundo contemporâneo e seus impactos na vida das pessoas.

A obra é composta por nove capítulos, cada um explorando um aspecto diferente da Constituição. No primeiro capítulo, Bonavides discute a natureza da Constituição, suas funções e características, destacando sua importância na organização e na manutenção do Estado democrático de direito.

Em seguida, o autor aborda a história das Constituições, desde as antigas civilizações até as Constituições modernas, destacando suas influências e seus principais aspectos. O terceiro capítulo trata do conceito de Constituição no mundo contemporâneo, discutindo suas diferenças em relação às Constituições do passado.

Nos capítulos seguintes, Bonavides aborda a interpretação da Constituição, o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na sua aplicação, a relação entre a Constituição e os direitos fundamentais, e o papel da sociedade civil na sua elaboração e aplicação.

Por fim, o autor discute a importância da Constituição no Brasil, destacando os principais momentos históricos que influenciaram sua elaboração e sua aplicação, desde a Constituição de 1824 até a Constituição de 1988.

"O Que É Uma Constituição?" é uma obra fundamental para todos aqueles que desejam entender o papel da Constituição no mundo contemporâneo e sua importância na organização e na manutenção do Estado democrático de direito. O livro é uma leitura indispensável para estudantes de Direito, professores, advogados e todos os interessados em questões políticas e jurídicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com