TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do vídeo: Pluralismo Jurídico - Um novo paradigma

Por:   •  10/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Luka F. Baptista

Matricula: 201803175362

Resenha do vídeo

Pluralismo Jurídico - Um novo paradigma

Com base no vídeo o pluralismo jurídico, é basicamente leis criadas a partir de costumes específicos de cada grupo social. No caso fazendo um paralelo com nossa sociedade brasileira nos tempos atuais, o pluralismo jurídico é bem usado em certas áreas carentes tanto de dinheiro como o de acesso as leis judiciais ou mesmo de fatos atípicos que devem ser resolvidos de maneira diferente que não constam nas leis adotadas no Brasil.

Um exemplo que podemos citar é das favelas, o “tipo ideal” de favela construiu-se a partir do Morro da Providência, mas também do Morro de Santo Antônio. A esses espaços se associaram representações que serviriam para identificar a favela: ocupação ilegal, situada nas encostas de um morro ou localizada em bairro relativamente central, com moradias precárias, sem infraestrutura e serviços urbanos.

Basicamente eles criaram suas próprias regras para poderem conviver corretamente, abordando então o modelo que pode ser construído ou mesmo de se tratar de um contrato de vendo ou locação pois antes dessa criação de leis eram tratos feitos verbalmente sem um registro correto e escrito, podemos chamar isso de Pluralismo Jurídico.

O vídeo indicado aborda muito bem oque é o pluralismo jurídico mostrando que não é só nossas leis da constituição brasileira que  é válida mas também as das minorias dos grupos sociais que temos aos montes aqui no Brasil, pois cada povo tem seu modelo e estilo de vida cunhados ao passar dos tempos assim os fazendo a elaborar leis para tornar a convivência mais justa e comum.

Analise da frase

“A vida do Direito é o diálogo da história”

-Miguel Reale

A frase em si aborda a vida que temos ou experiências de convivência, que determina como devemos moldar a historia da sociedade pela criação de leis ou do direito em si ou seja a história está intrinsicamente ligada ao direito pois sem a ordem não há como elaborar um grande civilização um exemplo muito famoso de uma nação rica e prospera por muito tempo era a civilização Romana eles construíram um império se baseando na criação de leis  e deveres pois sem esses itens na a como criar um legado histórico ou como na frase diz não como criar um diálogo da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com