TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica o “Pluralismo jurídico – Novo Paradigma”

Por:   •  7/11/2018  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha critica o “Pluralismo jurídico – Novo Paradigma”

(https://www.youtube.com/watch?v=yrHkJaEduVM)

O vídeo em pauta nos mostra quais desigualdades existem por intermédio das leis, sem delongas adentra-se nesta utopia, por causa do pluralismo dos direitos que são muitos, primeiro o que é pluralismo jurídico a seguir para o doutrinador Antônio Carlos Wolkmer:

... apresentado como um novo paradigma do direito baseado em práticas democráticas, compreensivo de um modelo alternativo de legalidade atuante por meio de uma prática coletiva atenta para a emergência dos sujeitos coletivos de jurisdicidade, que procura satisfazer as necessidades fundamentais do ser humano tomado como membro de uma sociedade solidária. Tal elaboração abrange, também, a imprescindibilidade de reordenação do espaço público por meio de uma política democrático-solidária, descentralizadora e participativa, na busca pela implementação de uma ética concreta de alteridade que contemple os momentos material e formal, tendo por base principal a realidade concreta. http://dx.doi.org/10.5380/cejur.v1i2.16749

Conforme o video analisa-se que existem um embaralhado de leis, que servem para que a população a sociedade venham seguir O estado confecciona as leis por intermédio do poder legislativo, para porem em ordem o cidadão, essas leis surgem mais não tem eficácia pois ajudam um , e prejudicam os outros sempre mais pobres são mais prejudicados.

No vídeo pluralismo jurídico, percebe-se que há desigualdades sociais onde observa-se sempre uma classe bem favorecida e uma de situação precária, tendo em vista que o direito estatal não supre todas a necessidades humanas Rousseau já dizia que ‘ que as leis são sempre uteis aos que possuem, e nocivas as que nada têm”

Cita-se no vídeo que na África dos negros tem sim uma lei oficial mais a população vive em segundo outros direitos sendo assim ignorados e não reconhecidos. Aqui no Brasil também existem essas desigualdades onde os políticos agem com improbidades e nada é feito, ademais acredita-se num brasil sem improbidades e sem desigualdades onde o cidadão terá que saber que se ele agir de forma errônea eke não estará só prejudicando o pais, mais ele também junto com a coletividade, onde esse dieritop o direito será certo e determinado e com bastante eficácia beneficiando a coletividade não mais oi particular.

Existe uma frase no vídeo que chama-se bastante atenção “como exigir o cumprimento de uma lei a uma pessoa que estar com fome, enquanto outrem usa indevidamente o dinheiro público?” isto chama-se atenção para as desigualdades sócias e das mais deploráveis situações quais vivem-se no Brasil. Após analizar o respectivo pluyarlismo jurídico e ver a diferença com o monismo jurídico, surge uma indagação sobre quais seriam as consequências possíveis a partir da constatação do fenômeno, de criar se este emaranhado de leis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com