TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ética e Moral

Por:   •  14/12/2019  •  Resenha  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

ÉTICA E MORAL.

LAIS DE ARAUJO COSTA PEREIRA

ÉTICA E MORAL.

SALVADOR, 2019.

 

ÉTICA E MORAL. [pic 2]

A autora Ana Paula Pedro, em seu artigo “ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum”, fez uma análise da conjuntura acerca de ética, moral e valores. Ao iniciar seu trabalho, foi analisada a origem da palavra e seu vasto significado, em prol da compreensão dos seus conceitos, nem como a subjetividade de seus significados diante da sociedade, com influencia do contexto em que o individuo está inserido e a analise da complementação das palavras entre si. O trabalho é dividido em oito seções, onde se inicia com: "De que falamos quando falamos de ética e de moral?", onde a autora analisa a confusão sobre o significado das duas palavras. Na segunda seção: "Ética e moral: uma necessária relação de complementaridade", a autora analisa a complementaridade das palavras. Na terceira seção: "Valores, moral e ética: que relação?", nesse tópico é analisado a natureza das palavras e seus valores. Na quarta seção: "Axiologia e valores possuem o mesmo significado?", é diferenciado a axiologia dos valores. Na quinta seção: "Valor: natureza e definição", é mostrada a natureza dos valores, bem como suas definições. Na sexta seção: "Para uma definição de valor", é definido o conceito de valor. Na sétima seção: "Confusões entre valor e bens", se analisa a confusão entre valores e bens, e por fim, na oitava e última seção: "Valor: suas caraterísticas" é apresentada as características de valores.

O significado de ética e moral em muitos momentos é confundido por terem o mesmo conceito, principio e valor, mas apesar de se complementarem, ética e moral possuem significados diferentes. Segundo a autora, ética trata-se da soma de valores, normas, princípios de comportamento e determinados costumes de uma parte da sociedade. O objeto de analise critica da ética sãos os princípios que regem essas normas. Afirmando que a ética é essencialmente especulativa, não se devendo dela exigir um receituário quanto a formas de viver com sucesso, dado que se preocupa, sobretudo, com a fundamentação da moral.  

Ao analisar o conceito de moral, conclui-se que se trata da utilização pratica da norma por cada individuo de um determinado grupo social de acordo com seus princípios. Diante dessa analise, a autora observa a ética e a moral como complementares, pelo fato da ética ter como objeto de estudo a moral, sendo impossível existir ética sem moral e vice-versa. Entretanto, são palavras independentes diante de suas naturezas, visto que a moral possui uma natureza voltada para a pratica e a ética possui uma natureza mais reflexiva e interrogativa. Por conseguinte, a ética e moral podem ser vistas de forma contraria diante de suas naturezas, apesar de suas formas de se expressar e manifestar, são vistas como complementares pela autora. Seus valores permeiam conceitos como “certo” e “errado”, “bom” e “mau”, enquanto as normas e regras inferem algo “obrigatório” e que é “permitido”.

Ao analisar a axiologia, Ana Paula Pedro conceitua como a ciência que estuda os valores numa reflexão filosófica sobre eles, sua natureza, características, estrutura, conhecimento e teorias. Valor não denota apenas do significado de algo que vale ou de custo e que se possa trocar usar ou vender, mas segundo a autora é a qualidade abstrata preferencial atribuída pelo sujeito suscitada pelas características inerentes de determinado objeto que satisfazem as necessidades e interesses daquele.

Eduardo Dias Gontijo em seu trabalho nomeado de “
Os termos 'Ética' e 'Moral’” , se inicia abordando a origem e o significado das palavras. Após essa analise, o autor analisa as palavras diante de uma tradição filosófica, onde, segundo ele, na tradição filosófica, os termos ética e moral apresentam o mesmo campo de fenômenos e o mesmo domínio de reflexão, sendo portanto, sinônimos. Em seguida, o autor fala de nuances de significação dos termos ética e moral. O autor observa que apesar da sinonímia de origem, as palavras apresentam diferentes nuances de significação no uso dos termos. Porem, em sua sequencia, é afirmado que a sinonímia original deve prevalecer como pano de fundo para as diversas nuance de significação, porque a ideia de um bem desejado remete sempre a uma certa normatividade, e, por outro lado, toda normatividade sempre faz referência a uma certa ideia de bem. Em termos gerais, se quero algo, devo algo; se devo algo, quero algo. Afirmando que o que não pode é tratar os termos como antônimos, sendo superficial e contraditório, pois não é possível defender a moral sem a ética e vice-versa, sendo mais adequado chama-las de sinônimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com