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Resumo Capítulo VI

Por:   •  3/3/2022  •  Resenha  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG CENTRO DE CIÊNCIAS JÚRIDICAS E SOCIAIS – CCJS UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO - UAD

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: ANTROPOLOGIA DO DIREITO

DOCENTE: Lourdemario Ramos de Araujo

DISCENTE: Sebastião Clístenes Alencar Cavalcante

RESUMO

SOUSA- PB 2021

Sebastião Clístenes Alencar Cavalcante

RESUMO

Resumo entregue como requisito avaliativo da primeira unidade da disciplina de Filosofia Geral e do Direito, do curso de Bacharelado em Direito, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Sousa – PB.

Docente: Lourdemario Ramos de Araujo

SOUSA – PB 2021

Embora a preocupação dos evolucionistas fosse estabelecer as linhas gerais do progresso material, espiritual e científico das sociedades, acreditavam que, voltando os olhos ao passado, teriam subsídios para determinar como a história da cultura humana se comportaria. A evolução humana era considerada um dado; restava, portanto, a tarefa de descobrir como isso ocorria. Não procuravam exatamente comprovar a existência do progresso humano; mais que isso, procuravam descobrir as leis gerais da evolução cultural do homem (MELLO, 1982: 204). Não negavam a influência de determinados fatores como o ambiente geográfico (o clima e o solo) na transformação da cultura; contudo alguns (Morgan, por exemplo) elegeram como fator determinante as invenções e as descobertas resultantes do desenvolvimento técnico e econômico. O evolucionismo antropológico encontra sua formulação e sistematização nos autores e nas obras citadas no final do capítulo anterior, que se tornaram os documentos de referência adotados pela maioria dos antropólogos a partir da segunda metade do século XIX.

Segundo Engels (1976: 12 a 15), até ao início da década de 1860, não se poderia sequer pensar numa história da família. As ciências históricas ainda se encontravam, nesse domínio, sob a influência dos Cinco Livros de Moisés. A forma patriarcal da família, mostrada com muitos detalhes nesses cinco livros, era admitida sem reservas. Bachofen procurou provas dessas teses em numerosos trechos da literatura clássica. A passagem da poligamia à monogamia e do direito 65 materno ao paterno, segundo ele, processa-se – especialmente entre os gregos – em consequência do desenvolvimento das concepções religiosas, da introdução de novas divindades, representativas de ideias novas, no grupo dos deuses tradicionais, que eram a encarnação das velhas ideias; pouco a pouco os velhos deuses vão sendo relegados a segundo plano

Todo o litígio está resumido na discussão de Orestes com as Erínias. Atena ouve ambas as partes. Orestes diz que Clitemnestra cometeu um duplo crime ao matar quem era seu marido e pai de seu filho. Por que razão as Erínias o perseguiam, o visavam, em especial, se ela, a morta, tinha sido muito mais culpada? A resposta é surpreendente: “Ela não estava unida por vínculo de sangue ao homem que assassinou”. Engels reconhece que essa maneira como Bachofen interpreta a Oréstia é inteiramente correta, representa uma das melhores e mais belas passagens do seu livro Direito materno. Não concorda, entretanto, com essa forma de mostrar a passagem do direito materno para o direito paterno.

Para Tylor, um dos principais objetivos da comparação consiste em descobrir a aderência cultural, ou as correlações necessárias entre dois ou mais fenômenos culturais, tais como uma regra de comportamento de parentesco e uma regra de terminologia de parentesco. Mediante o uso de um modelo comparativo, ao qual denominou aritmética social, procurou organizar os costumes em tabelas e estabelecer relacionamentos entre eles. O método comparativo o levou a afirmar que

as instituições humanas eram distintamente estratificadas, tal como as diferentes 67 camadas da Terra, que se sucedem em séries uniformes por todo o globo, independentemente das raças ou da linguagem.

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