TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Direito Penal

Por:   •  20/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Não se aplica o princ. da insignificância da lei maria da penha por que o objetivo da lei é prevenir, não importa se a lesão é grande ou não.

 Prevenir futuras agressões, serve como educação. ( Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher...)

Aplicação de lei maria da penha em relação homoafetiva:  depende da vitima, se for relação entre mulheres sim.

Qualquer açao ou omissão baseadas no gênero.

Ação penal na lei maria da penha é publica incondicionada em regra. Por que pelo CP todas as ações são públicas incondicionadas em regra. 

Exemplos: Se no contexto de ameaça a ação é publica condicionada, se for por injuria é ação privada, se for lesão corporal grave é ação é incondicionada.

Tudo depende de ver no código penal preciso saber o tipo penal. A exceção é a lesão corporal leve, pq a adi do stf diz que

as lesões leves aplicam-se publica incondicionada por que a regra geral é pub.cond.

Eu posso desistir da representação na lei maria da penha até o recebimento da denúncia, em audiência especifica para o ato.

A desistência é na fase pre-processual na presença do juiz.

As medidas protetivas de urgência do art 22 é um rol exemplificativo por que pode dar outros e modifica-los e altera-los.

*Pai que bate na filha fora da unidade doméstica, aplica-se a lei maria da penha por que o contexto familiar só basta para caracterizar.

A relação intima de afeto, contexto familiar e família são alternativos, e não cumulativos, eu preciso de um ou outro e não dos três.

Eu aplico à lei maria da penha a suspensão condicional da pena(sursis) e suspensão condicional do processo(suspro)? Da pena sim do processo

não por que tem previsão no art 89 da lei 9099 e na lei maria da penha que proíbe em seu artigo 41 a aplicação dos institutos da lei 9099.  

*Diferenças entre contravenção e crime: conceito; punição de tentativa(na contravenção não pune); limite max de cumprimento de pena(crime é 30 e

contravenção são 5), todas as contravenções são de ação publica incondicionada e os crimes em regra são pub.incond, mas tem previsão para

ação privada e condicionada; as contravenções são de competência do juizado especial criminal; a extraterritorialidade é aplicável somente nos crimes

 e não nas contravenções.

Não se admite a conversão de multa em prisão. A substituição é possível, ex: se não pagar a multa que antes era prisão eu volto à prisão.

Na suspensão condicional do processo o MP oferece a denúncia, o juiz aceita ou não a suspensão.

Direito penal não existe presunção.

Art 14 pl 3688 não foi recepcionado

Lei 9099 art 85 é inconstitucional

DL3688 art 9 não foi recepcionado

Art 28 da lei de drogas é crime, espécie sui generi de crime.

Sentença absolutória: Absolutórias são as sentenças que julgam improcedente a pretensão punitiva. A sentença é, então, absolutória quando se julga

improcedente a acusação e ocorre nas hipóteses mencionadas no art. 386 do CPP

O simples registro permite ter arma de fogo em casa ou local de trabalho e munição do mesmo calibre

*Policiais podem ser responsabilizados por porte os posse de arma? Sim desde que a arma sea partículas e eles não possuam registro

SINARMA por intermédio da policia federal: fornece autorização do registro de armas de uso permitido

SIGMA por intermédio do exercito controla o registro de armas de uso restrito.

Diferença da omissão de cautela do estatuto do desamamento(Art. 13. Deixar de observar as cautelas necessárias para impedir que menor de 18 (dezoito)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com