TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Expandido Da Relação Entre Contabilidade E A Tecnologia Da Informação

Por:   •  2/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Univerisdade de Cuiabá

RESUMO EXPANDIDO DA RELAÇÃO ENTRE CONTABILIDADE E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

(Laihana Mikaelle OLIVEIRA DA CUNHA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS)¹

(Pedro COELHO DE FRANÇA – CIÊNCIA CONTÁBEIS)²

(Lucas Daniel LIMA RIBEIRO TAURINES – CIÊNCIAS CONTÁBEIS)³

RESUMO

A contabilidade é uma ciência social que estuda funções dos atos e fatos de uma determinada entidade, ou seja, a contabilidade tem como função administrativa, que ajuda no controle do patrimônio e fatos econômicos, que apura o lucro ou prejuízo do exercício através dos demonstrativos contábeis. Dessa forma, a contabilidade fornece aos usuários informações sobre situação patrimoniais e financeiras. Os usuários internos tem acesso direto à informação contábil como: alta gestão, diretoria e controladoria, já os usuários externos são investidores, credores, governo, empregados, clientes e público. Consequentemente, a tecnologia da informação vem revolucionando e modificando a rotina contábil, proporcionando melhorias na gestão estratégica, planejmanto, operações dos serviços e tomadas de decisões nas entidades.

Palavras-chave: Contabilidade, tecnologia da informação, planejamento.

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade tem se tornado cada vez mais útil para a sobrevivência das organizações e a informática com o desenvolvimento tecnológico se tornou um instrumento de suma importância no trabalho da área contábil, modificando rapidamente o desempenho de suas funções, com isso, a tecnologia da inforamção trouxe grandes avanços, agilizando os processos e a qualidade do serviço prestado, onde anteriormente era despendido se muito tempo nos lançamentos manuais. Além de trazer os referidos benefícios, auxilia as organizações na rapidez em processar as informações através de seu sistema e apresentar os resultados, podendo dela retirar informações para a tomada de decisões em curto, médio e longo prazo, trazendo soluções, expectativas e novas ideias para quem dela se utiliza.

Grande parte dessa evolução deu-se por conta das mudanças proporcionadas pela tecnologia da informação que tiveram uma considerável relevância, principalmente ao profissional da área contábil como, por exemplo, a criação de sistemas de informações contábeis e os ERP’s (Enterprise Resource Plannign) que aperfeiçoaram o trabalho do contador, já que a maioria das atividades exercidas por eles eram feitas manualmente.

Em face disso, diversos confrontos são colocados à contabilidade desde a necessidade de incorporação das novas tecnologias pelas empresas até a compreensão dos efeitos dessas tecnologias e, sobre o resultado relacionado ao patrimônio das organizações. O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais profissionais que tenham conhecimentos em sistemas ERP’s em virtude da abrupta instrumentação tecnológica nos diversos setores da economia, em processos contínuos e irreversíveis. Por integra, as mudanças que a contabilidade vem vivenciando com o passar do tempo, gradativamente melhora os quocientes, ainda tem muito para acontecer em relação à tecnologia, mas temos que admitir que esta tem um papel extremamente importante para as mudanças continurem acontecendo e desenvolvendo nas melhorias dos profissionais e as organizações.

2. ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO

A tecnologia da informação no setor empresarial é uma medida fundamental e vem incorporando uma nova maneira de visualização nos procedimentos contábeis, pois os que não se adaptarem a era digital serão engolidos pelos demais profissionais, em virtude disso, a tecnologia da informação contábil tem o objetivo de auxiliar na tomada de decisão na empresa, sendo necessário obter planejamento, organização e qualidade nos sistemas de informação para atender todas essas características.

“O sistema de informação como o conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento dos dados e tradução em informações, para seu produto, permitir as organizações o cumprimento de seus objetivos principais.” (Padovezze).

É necessário entender os tipos de sistemas de informação existentes na organização, para que sejam capazes de tomarem decisões sobre suas funcionalidades na área contábil.

2.1. Sistema de Processamento de Transações (SPT)

Esse sistema atende o nível operacional por meio de registros de transações rotineiras, controla informações financeiras, como por exemplo, folha de pagamento, controle de estoque, contas a pagar e a receber fluxo, faturamento, entre outros. Além de fluxo de informações, tornando de fácil acesso as informações para a tomada de decisão, como um sistema de controle de estoque para fornecer informação de como está o nível de um produto armazenado, caso seja comprovada sua falta pressupõe-se a tomada de decisão na aquisição de novos produtos.  O sistema de processamento de transações (SPT) também são computadorizados e estabelecem os desempenhos e os resultados diários de todas as rotinas primordiais para a elaboração dos negócios da empresa.

2.2. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

O SIG integram com o SPT tem a função planejamento estratégico da organização e controlar a produção, desenvolver o faturamento, recebimentos e pagamentos de contas a pagar, o percentual do estoque desenvolvido no dia, folha de pagamento e a contabilidade fiscal como o cálculo de imposto a recolher por mês, além disso, o sistema de informação gerencial fornece informações mais resumidas para monitorar e controlar o desempenho geral sobre os objetivos operacionais de forma mais efetividade e com maior eficiência, não só informação como também como uma resposta ao valor do processo organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (78.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com