TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Noticia de uma guerra particular

Por:   •  17/11/2017  •  Resenha  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  2.584 Visualizações

Página 1 de 4

IES-FASC

aluna

 RESUMO

NOTICIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR

SÃO JOSE – SC

20 DE SETEMBRO DE 2017

Notícias de uma guerra particular, é um documentário brasileiro realizado por Salles e Lund  foi o primeiro idealizado  para ser um programa de  televisão ,uma reportagem sobre o tráfico de drogas e a  violência  no Rio de Janeiro, venceu o V festival internacional de  documentários em 2000.

   Nesse documentário o autor com riqueza de detalhes, conta histórias reais da vida em um morro na cidade do Rio de Janeiro. Nele relata o dia a dia da violência na comunidade do morro de Santa Marta, a convivência diária com o mundo do crime, mais precisamente com o tráfico de drogas onde, crianças são iniciados cedo, nesse submundo. Muitas vezes levados por motivos supérfluos, tais como: Roupas de marcas e status social dentro da comunidade, baseado em entrevistas com personagens envolvidos na rotina do tráfico, o documentário  relata  o dia a  dia  de forma assustadora, pois alguns depoimentos são aterrorizantes por si só, porem se  tornam , praticamente  surreal , ao  e ver  tal fala atrelada a  um  garoto  que relata  que aos 11 anos  cometeu  seu primeiro assassinato ,e  conta de  forma  fria e  detalhista  os detalhes da  morte , ainda mais ao  ser perguntado  como  se sentiu  após a pratica do  crime  o mesmo  informa  que  se  sente  com  o  dever   cumprido,  de  contra  partida também   foi  feita a a mesma  pergunta a um  policial  que   também  relatou a  mesma  sensação após matar um traficante .

Outro ponto  que  chama a  atenção  foi quando  em depoimento uma moradora alega  que as  armas nas mãos dos traficante acabou trazendo  respeito para  a comunidade principalmente  junto a  polícia  visto que a moradora alegou que a polícia  agia  dentro da comunidade  como bem quisesse , tanto  que  a maioria dos moradores da comunidade não  gostavam da  forma como a polícia entrava  em  suas casas .Eles sabem que no mundo do  tráfico as coisas não são nada  fáceis, porém  a é mais  fácil andar conforme a  música dos  traficantes do  que sobe a melodia da polícia ,pois,  infelizmente a corrupção nas corporações  se  tornou algo evidente, tanto  que   no  documentário os moradores  relatam que não podem deixar ninguém que  foi detido sozinho  com os policiais ,pois  correm o risco desses  serem  mortos. Infelizmente o documentário mostra a de forma assustadora o crescente o envolvimento de jovens e até mesmo crianças com o crime. Uma moradora diz: “ essa geração são uma geração suicida “ Jovens que deveriam estar na escola abandonam a vida escolar por uma em que o resultado é de curto prazo e dinheiro fácil. Mesmo quando esse dinheiro lhe custe a sua liberdade e até mesmo a sua vida muitos não se importam com o risco de perder suas vidas ou sua liberdade nas casas para menores infratores.

Através desse documentário o autor soube de maneira esplêndida mostrar com riqueza de detalhes a visão de três ângulos diferentes.

A visão da polícia, que muitas vezes com medo sobe o morro com armamentos defasados, pouco efetivo. Na tentativa vã de mudar aquela realidade, pois muitas das vezes além do bandido ele tem que lidar a com o ódio da própria comunidade.

A comunidade, que infelizmente não concorda com o crime, porem se mantem calada aceitando a imposição do tráfico, e recebendo dessa proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com