TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: O livro - A Revolução dos bichos

Por:   •  13/11/2017  •  Artigo  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

O livro a ‘’revolução dos bichos’’ seria uma fábula que se passa em uma granja, a qual inicialmente era liderada pelo senhor Jones. Mas, os animais se revoltam pelo modo o qual são tratados e resolvem fazer uma revolução quando em certa noite, o senhor Jones vai beber e os deixa famintos. Eles vão para o celeiro e ali inicia-se a revolução após uma reunião com todos os bichos. Liderados pelo porco Major, os animais se tornam inimigos dos humanos. Os porcos passam a liderar todos os outros animais e expulsam o senhor Jones da granja. O porco major era velho e em certo momento vem a falecer, mas seus ensinamentos permanecem e predominam mesmo após sua morte.

 Todos os animais eram iguais uns aos outros, porém os porcos aprenderam ler e escrever e como eram os mais inteligentes, acabaram dominando. O porco bola de neve teve um plano de construir um moinho, mas o Napoleão (outro porco) era contra. Por conta disso, ocorre uma eleição na granja para ver quem se tornaria o próximo líder. Mas Napoleão, muito esperto, cria uma forma de fazer com que o porco bola de neve fosse expulso da granja, fazendo com que ele se tornasse o novo líder.

A partir daí a granja se torna uma ditadura na qual os animais sofrem novamente pois começam a serem explorados, só que desta vez pelos porcos. Napoleão decide enfim fazer o moinho, mas para isso eram necessários alguns instrumentos que os humanos tinham. E por este motivo, se inicia um contato comercial com os humanos. A partir disso, os porcos se mudam para a casa em que o senhor Jones morava, a famosa ‘’casa grande’’. Os argumentos usados era que eles eram mais inteligentes e que faziam muito esforço para liderar a granja e por conta disso, precisavam de um lugar melhor para descansar.

Ocorre uma tempestade que destruiu todo o moinho de vento e com isso vem a escassez de comida. Mas, o líder Napoleão procura deixar sempre boa impressão para os humanos de que está tudo bem e que eles possuem comida o suficiente. Alguns dos animais começam a se questionar que a vida está pior do que na época em que o senhor Jones ainda vivia na granja, onde percebem que estão trabalhando mais, há falta de alimento e o que os porcos haviam deixado de cumprir os mandamentos feitos no início da revolução. Os animais que questionaram tais fatos, foram rapidamente acusados de cumplices do Bola de neve e então foram mortos.

Os animais se revoltam mais uma vez porque Frederick e seus homens, invadem a granja e destroem o moinho. E então, de novo, expulsam os homens da granja. O cavalo Sansão, um dos animais que mais trabalhavam, adoece e Garganta avisa que irão busca-lo para fazer tratamento. Porém, quando o carro que levaria o cavalo para se tratar chega, os animais percebem que é um carro de matadouro através do que estava escrito no mesmo. Os animais aceitam a desculpa que o Garganta deu em relação a isso e o cavalo nunca mais aparece.

O tempo foi passando e os animais que viveram na época inicial, quando o senhor Jones morava na granja, foram morrendo. E o final, com um desfecho irônico, relata que os porcos se unem definitivamente aos humanos e o lema que era ‘’quatro patas bom, duas patas ruim’’ acabou indo por água a baixo.

Esta fábula seria uma basicamente uma crítica ao comunismo. Onde, os animais representam a classe operária e os seres humanos a burguesia. E a revolta em si, ocorre pelo fato de que os animais acham que estão sendo explorados pelo senhor Jones que fica com todo fruto de seus trabalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com