TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO FILME QUEBRANDO TABU

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO ALAGONA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA-FAPEC

Centro Universitário Mario Pontes Jucá- UMJ

Curso de Graduação Bacharelado em Psicologia

ALEX SANDRA LEAO

SAÚDE MENTAL: QUEBRANDO O TABU

MACEIÓ - AL

2020

ALEX SANDRA LEAO

SAÚDE MENTAL: QUEBRANDO O TABU

[pic 1]

Maceió- AL

2020

                           Quebrando o Tabu

                O filme relata que há 40anos os EUA influenciou o mundo a declarar guerra contra as drogas. Mas as consequências e a descriminação aos usuários só acendeu o problema na sociedade. Doenças como:  HIV, epidemias, abusos, falta de conhecimento em relação as drogas, superlotação nos presídios, violência e o fortalecimento das redes criminosas, resultaram em uma guerra perdida em grande escala.

                Filme produzido por Luciano Huck e dirigido por Fernando Grostein Andrade, está o idealizador o ex-presidente, sociólogo e repórter Fernando Henrique Cardoso onde mostra várias características da descriminação aos usuários que usam, dependentes e traficam drogas sejam elas cocaína, maconha, tabaco, álcool e etc. Quais modelos repressores e com base em vários fatos históricos em que as drogas são comuns em alguns casos e fazem parte da humanidade. Como em alguns países são parte da cultura.

                A parte documentada no filme expõe opiniões claras sobre questões polêmicas envolvendo o assunto, utilizando várias estratégias de conversa com os convidados e argumentando situações e experiências que deram certo em outros países e criticando o preconceito de outros e a falta de conhecimento sobre a resolução para o problema. Ele abancou um relato de um país onde a experiência em investir em educação, melhorias na saúde e acolhimento a esse usuário, promoveria diminuição no consumo e no aumento das doenças contagiosas.

                Houve também relatos de como o investimento em locais apropriados, limpos e higienizados adequados para a utilização e consumo das drogas com segurança, assim reduzindo riscos de doenças como também controlando o consumo. Seriam médicos, psicólogos e profissionais que dariam um suporte ao usuário e conseguiriam impedir em suas ações o aumento do vício e também o controle ao tratamento de saúde.

                Para FHC em suas diversas passagens em vários países como: Holanda, Suíça, EUA, Portugal, México, Colômbia e favelas do Rio de Janeiro defende que a guerra contra o tráfico não pode ser vencida. Que no Brasil a legislação está ultrapassada, que o viciado não deveria ser tratado como um criminoso, mas um doente que precisa de cuidados específicos. E que deveria ser ajudado em encontrar meios de alcançar as drogas sem ter que ir ao traficante.

                Em uma reunião global sobre como os governos deveriam tratar os usuários e dependentes de drogas, ganha nome de peso como Bill Clinton e Paulo Coelho, em discursão propõem um novo modelo que não o da repreensão policial e sim como regular e reduzir o consumo de drogas e também como bloquear o tráfico direto no traficante. Não é reprimindo que resolverá os problemas com as drogas e sim com a intervenção do Estado que resultará em ações com redução de danos causados aos usuários e dependentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com