TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo direito tributario

Por:   •  19/4/2016  •  Resenha  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO DIREITO TRIBUTÁRIO I

POR QUE PAGAMOS TRIBUTOS?

Pagamos tributos pois eles são a principal fonte de arrecadação de dinheiro para a manutenção do Estado. Sendo, parte deste dinheiro, em tese, destinado a investimentos em serviços e direitos fundamentais, como a saúde, educação, moradia, etc.

CF/88:

Seção II; Das Limitações Do Poder De Tributar:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL

O código tributário nacional, dispõem sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de Direito Tributário, aplicáveis à União, Estados e Municípios.

Art. 8º, CTN: O não-exercício da competência tributária não a defere a pessoa jurídica de direito público diversa daquela a que a Constituição a tenha atribuído.

*A arrecadação e a fiscalização tributárias podem ser passíveis de delegação a pessoas de direito público ou privado.

QUAL A CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA DE ESTADO EM RELAÇÃO À TRIBUTAÇÃO?

A tributação é a instrumentalidade do Estado para a captação de recursos, necessários ao desempenho de suas atividades. Portanto, o Estado exercita atividade financeira com a finalidade de, por meio de um conjunto de atos, gerir, obter e aplicar os meios de pagamento que necessita para atingir seus fins.

RECEITA

Receita Pública é o ingresso definitivo de dinheiro aos cofres públicos para cumprimento de suas finalidades.

Quanto à sua periodicidade, dividem-se em:

~>Extraordinárias: receitas esporádicas, que entram eventualmente nos cofres públicos; Ex: Imposto Extraordinário de Guerra (IEG), empréstimos compulsórios e doações.

~>Ordinárias: são receitas periódicas, que entram eventualmente nos cofres públicos; Ex: Impostos, Taxas Regulares.

Quanto à sua fonte, dividem-se em:

~>Originárias: são as que surgem do próprio patrimônio público; Ex: Venda de Combustíveis.

~>Derivadas: são as que procedem do patrimônio dos contribuintes; Ex: Tributos, Multas pecuniárias, etc.

*Receitas Derivadas: é toda fonte de renda que deriva da arrecadação estatal de tributos.

A TRIBUTAÇÃO

A tributação é o instrumento necessário para a sustentação do Estado, abstraindo-se de ser contra ou a favor.

Deve se dar de forma harmoniosa, dentro dos limites, princípios e critérios justos, em consonância às garantias individuais e de acordo com a capacidade econômica do contribuinte.

É necessário justificar a tributação baseando-se em sua finalidade teleológica dos direitos fundamentais.

OS DEVERES FUNDAMENTAIS DE PAGAR TRIBUTOS E DE COLABORAR COM A TRIBUTAÇÃO

CFRB/88:

Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

        Há o dever fundamental de se pagar tributos, e o Estado, em contraprestação, deve assegurar direitos. Um destes direitos é a cidadania, que é o direito a ter direitos.

        Desta contraprestação, advém a cidadania tributária, que é uma série de medidas de cunho educativo em que o Estado promove a educação fiscal, essa com o objetivo de conscientizar o contribuinte da importância de pagar tributos e de fiscalizar a sua aplicação, ocorrendo assim, uma participação de toda a sociedade na fiscalização dos recursos proveniente dos contribuintes.

A CARGA TRIBUTÁRIA E O DIREITO À INFORMAÇÃO

Art. 150, § 5º, CF/88: A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.

Lei 12.741, de 08.12.2012:

Art. 1º Emitidos por ocasião da venda ao consumidor de mercadorias e serviços, em todo território nacional, deverá constar, dos documentos fiscais ou equivalentes, a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda.

Lei 8.078/90:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

  • A relação de tributação é uma relação jurídica, e não simplesmente uma relação de poder do Estado, pois a relação jurídica é aquela que nasce, se desenvolve e extingue-se seguindo regras preestabelecidas.

CONCEITO DOUTRINÁRIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

        O direito tributário, traduz-se em um conjunto de normas jurídicas por intermédio das quais as entidades políticas retiram recursos dos particulares para o Estado, de forma compulsória, para viabilizarem a satisfação das necessidades coletivas.

*O pagamento do tributo é um dever jurídico e não um dever de solidariedade social.

As consequências Jurídicas de uma relação jurídica no Direito Tributário: Tornar o devedor juridicamente responsável, sendo sujeito às sanções previstas na ordem jurídica; Tornar qualificável a prestação devida.

AUTONOMIA DO DIREITO TRIBUTÁRIO

Caráter cogente de suas normas, inderrogáveis pela vontade dos sujeitos da relação jurídico-tributária.

Normas cogentes: são as normas de ordem pública, as quais não podem ser derrogadas pela vontade do particular pois foram editadas com a finalidade de resguardar os interesses da sociedade.

 Normas derrogadas: É a revogação parcial de uma lei. Não se confunde com               ab-rogação, que é a revogação de uma lei por completo.

AUTONOMIA E ESPECIALIZAÇÃO

O direito tributário passou a ser legislado em normativos específicos, categoria específica de tributos, como parte do conjunto normativo da atividade financeira do Estado.

Além disso, o direito tributário possui lugar próprio nos cursos de graduação e pós-graduação, sendo objeto de monografias, ensaios, dissertações, etc.

RELAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO DIREITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com