TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Revolução dos Bichos

Por:   •  30/3/2017  •  Resenha  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 6

O livro A Revolução dos Bichos é uma clara crítica aos sistemas totalitários e ditatoriais. O autor usa os animais como exemplos para o que seria uma sociedade humana em nosso contexto.

A história se passa na Granja do Solar, cujo proprietário é o Sr. Jones, um senhor comum, cuja renda é obtida através de seus animais, plantações e outras fontes da Granja. Revoltados com a forma que são tratados por Jones, os animais, liderados por um velho e sábio porco chamado Major, decidem por fazer uma revolução na Granja, com um ideal à qual deram o nome de “Animalismo”. Tal ideal, tinha como princípios, a aversão aos seres humanos e a tomada total do controle da Granja pelos animais. Major reuniu todos os animais para proferir seu ultimo discurso antes de sua morte, nesse discurso, o sábio porco expôs a todos, o ideal do Animalismo e a forma que deveriam conduzir a revolução.

Após a morte de Major, a tarefa de instruir e orientar os animais recai sobre os outros porcos (Considerados os mais inteligentes dos bichos), e os dois porcos que se destacam são Bola-de-Neve e Napoleão, além de Garganta, que era conhecido por seu poder argumentativo e de convencimento. A partir daí, os 3 começaram a espalhar o ideal do Animalismo e a necessidade de uma revolução, no começo encontraram uma certa forma de apatia e rejeição, mas após algum tempo, a partir da piora do tratamento de Jones para com os animais, a revolução se tornou necessária. Em junho, fartos dos maus tratos de Jones, os animais decidem por em pratica a tão falada revolução. Após um embate contra Jones e seus funcionários da Granja, os animais conseguiram enfim, o tão sonhado domínio absoluto da Granja, expulsando Jones, sua mulher e seus capangas.

A revolução trouxe um sentimento de glória e orgulho aos animais, que mal conseguiam acreditar no que havia acontecido... Os porcos reuniram todos os animais na frente da porteira das cinco barras, e disseram que todos os princípios do Animalismo poderiam ser resumidos em 7 Mandamentos. Tais mandamentos foram escritos na parede, e eles eram:

  1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo
  2. O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo
  3. Nenhum animal usará roupa
  4. Nenhum animal dormirá em cama
  5. Nenhum animal beberá álcool
  6. Nenhum animal matará outro animal
  7.  Todos os animais são iguais

O tempo passou, os animais trabalhavam como nunca, mas com uma alegria e sensação de liberdade nunca vista antes, porém, ao que parecia, os porcos eram os únicos que não trabalhavam, além disso, eles se alimentavam com os melhores alimentos da Granja, como leite e maçãs... Mas, Garganta, com todo seu poder discursivo e argumentativo, conseguiu explicar o por que aquilo ocorria aos animais, alegando que esses alimentos contém substancias essenciais aos porcos. Além disso, explicou que o trabalho dos porcos é organizar e dirigir a Granja, e que é um trabalho mais árduo que o de qualquer animal dali.

No início de outubro, Jones resolve voltar a Granja para tentar reconquistá-la, e outra grande batalha se sucedeu. E para surpresa de muitos, os animais venceram de novo, porém, dessa vez a batalha foi bem mais violenta, acarretando na morte de uma ovelha. A ovelha morta recebeu uma grande homenagem em seu funeral, além de Bola-de-Neve e Napoleão que foram saudados por sua bravura. À essa batalha, deram o nome de Batalha do Estábulo.

Tempos após, a rotina de trabalho se tornou cada vez maior, o inverno trouxe dificuldades e soluções deveriam ser tomadas para resolver esses problemas. Eis que Bola-de-Neve tem a ideia de construir um moinho de vento, para geração energia elétrica que poderia ser usada para o bem-estar dos animais, além de facilitar o trabalho de todos... Porém, Napoleão foi totalmente contra a ideia, dizendo que a necessidade maior era aumentar a produção de alimentos para que não morressem de fome. Para resolver esse embate, foi feita uma votação com todos os bichos, à qual Bola-de-Neve recebeu a maioria do apoio, porem, ao ver isso, Napoleão se revoltou e convocou alguns cães para que atacasse Bola-de-Neve. Bola-de-Neve, sendo perseguido pelos cães, fugiu da Granja e nunca mais foi visto por lá...  Com isso, o poder agora era total e absoluto de Napoleão, que junto de seus cães, causava um grande temor em todos os outros animais.

Para justificar o que foi feito, Napoleão mandou Garganta comunicar os bichos que Bola-de-Neve era um traidor, e que na batalha do Estábulo, ele havia ajudado Jones e seus capangas. Algumas semanas depois, para a surpresa de todos, Napoleão anuncia que irá construir o tão falado moinho de vento, e alerta os animais que tal feito  exigiria ainda mais esforço e trabalho de todos. Mais uma vez, Garganta serve de porta-voz de Napoleão para explicar o por que da mudança de ideia.

Os animais abraçaram a ideia e trabalharam como nunca, porem feliz, pensando nos benefícios que aquele trabalho traria mais pra frente. Sansão, que era um cavalo de grande porte e o mais forte de todos os animais, era um grande admirador de Napoleão e trabalhava como ninguém. Algum tempo depois, Napoleão convoca uma reunião com todos os bichos, para avisá-los que a Granja passaria a negociar com a vizinhança, a fim de conseguir os equipamentos necessários para a construção do moinho. Os animais mais uma vez estranharam a decisão, visto que o contato com humanos e comercialização de dinheiro eram uma das coisas que os 7 Mandamentos era contra. Mas como sempre, Garganta e seu poder argumentativo conseguiu aquietar os ânimos dos animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com