TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revogação da Prisão Preventiva

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CRIMINAL DA COMARCA ...

AÇÃO Nº ...

Ronaldo Silveira, (nacionalidade), (profissão), (estado civil), portador da cédula de identidade (...), e inscrito no CPF(...), residente domiciliado (rua), (número da casa), (bairro), (cidade), (estado), venho por intermédio de seu advogado, ao final assinado, respeitosamente, a presença de vossa Excelência pedir REVOGAÇÃO DE PRISÃO PREVENTIVA, com fundamento no Artigo 5º, LIV, da Constituição Federal, e Artigo 316, do Código de Processo Penal, pelos motivos adiante expostos.

DOS FATOS – Presente dispositivo refere-se à decretação de custódia cautelar sob o fundamento de Ronaldo Silveira estar preparando a sua fuga ao colocar sua casa a venda, no intuito de evitar a aplicação da lei penal. Uma vez que o mesmo estaria sofrendo agressões por parte dos moradores, onde também residia a vítima.

DOS DIREITOS – Tendo em vista ser o Direito Fundamental Constitucional, previsto no artigo 5º, LIV, “ninguém será privado de liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”.

Assim, deve ser observado por esse douto magistrado que o previsto no Art. 312, do CPP, que se refere a prisão preventiva, não tendo o réu interesse em “dificultar a aplicação da lei penal”, não estando presente a figura do ” Periculum Libertatis”, ou seja, o perigo decorrente por parte do sujeito. Portanto, não se aplica ao fato em análise, diante de fundamentação irrelevante referente a venda da casa, uma vez Ronaldo estaria sofrendo constantes ameaças por partes dos vizinhos, por sua vez, conhecidos da vítima, chegando até a ter sua casa apedrejada, conforme boletim de ocorrência em anexo, o que torna inviável residir no local com sua família.

Ademais, data máxima vênia, o nobre magistrado não motivou as razões pelas quais considera que a prisão preventiva asseguraria a conveniência da instrução criminal, após exaustivamente demonstrar que a prisão preventiva em tela não encontra amparo na disposição do artigo 312 do CPP, atente-se ao parágrafo único do artigo seguinte. Uma vez desconfigurada a hipótese do artigo supracitado, caber a vossa Excelência a Revogação da Prisão Preventiva, conforme descrito no Art. 316, do CPP.

Caso Vossa Excelência entenda necessário, seja a prisão preventiva substituída por uma das medidas cautelares previstas no Art. 319 do mesmo diploma legal.

DOS PEDIDOS – Diante do exposto, é o presente para pedir a REVOGAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA imposta ao requerente.

Pede a oitiva do ilustre membro do Ministério Público.

Requer a expedição de CONTRAMADADO DE PRISÃO em favor de Ronaldo Silveira.

Termos em que pede deferimento.

Local, data.

Advogado/OAB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com