TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURPLUS (2003) – “Surplus: Terrorized Into Being Consumers”

Por:   •  2/7/2019  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

SURPLUS (2003) – “Surplus: Terrorized Into Being Consumers”

Assista ao filme "Surplus: Terrorized Into Being Consumers" e faça uma resenha crítica, buscando contextualizar seu ponto de vista sobre as relações de consumo hodiernas. Este trabalho deverá ser apresentado no dia da prova bimestral e servirá como avaliação complementar (nota 1,0).

O documentário "Surplus" mostra o lado obscuro dos regimes capitalista e socialista, globalização e do consumismo.

Trata-se de uma produção do ano de 2003 do diretor italiano Erik Gandini.

 

Surplus é um documentário superficial que se utiliza da edição e remixagem de imagens e áudios, de forma satírica e em um ritmo frenético, para mostrar diferentes pontos de vista sobre o consumismo.

 A crítica é sobre uma sociedade moderna que consome mais do que o necessário e defende uma vida simples e satisfatória. 

O documentário começa com um discurso do ex-presidente cubano Fidel Castro que aborda o consumismo e suas consequências para o meio ambiente e para a sociedade, o desenvolvimento sustentável e a necessidade de compartilhamento de bens entre todas as nações, acompanhado de imagens de destruição e violência sobre movimentos sociais e repreensão. 

Vemos John Zerzan falar sobre a dependência do consumo. "Trabalhar constantemente e consumir constantemente. É loucura. Está destruindo tudo, vai tudo desaparecer", argumenta.

Zerzan critica o consumismo, e conta que quando a tecnologia surgiu esta tinha o propósito de facilitar o trabalho das pessoas e fazer com que estas trabalhassem menos, mas para o filósofo, as pessoas não conseguem viver longe delas e acabam trabalhando cada vez mais.

O estímulo ao consumo por meio da publicidade e propaganda também é abordado. O pensamento de que é preciso comprar para ser feliz frustra as pessoas que não têm condições financeiras e sustenta o círculo vicioso dos consumistas. Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais plásticas e vazias, é mostrada uma empresa que produz bonecos eróticos feitos com materiais especiais, com o valor chocante de 6 a 7 mil dólares. 

O documentário  nos faz refletir sobre como estamos vivendo em sociedade, entender que diferentes pontos de vista é fundamental para a garantia de que o planeta continue existindo. O excesso de consumo de recursos naturais e a destruição do meio ambiente devem ser debatidos, pois se a sociedade atual chegou a este ponto, imagine como estarão as futuras gerações, que estarão ainda mais integradas com a tecnologia e fazem parte deste modelo de consumo que se tornou globalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com